TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bulimia

Tese: Bulimia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 7

BULIMIA

 O que é?

A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. Dessa forma, a pessoa com bulimia usa vários métodos, como vômitos ou abuso de laxantes, para impedir o ganho de peso.

 Causas

A bulimia afeta muito mais mulheres do que homens. O distúrbio é mais comum em mulheres adolescentes e em jovens adultas. A pessoa com bulimia geralmente está consciente de que seu padrão de alimentação é anormal e pode sentir medo ou ter sentimento de culpa associado aos episódios de comportamento da bulimia.

A causa exata da bulimia é desconhecida. Fatores genéticos, psicológicos, traumáticos, familiares, sociais ou culturais podem contribuir para seu desenvolvimento. A bulimia provavelmente ocorre devido a mais de um fator.

 Exames

Um exame dentário pode mostrar cáries ou infecções na gengiva (como gengivite). O esmalte dos dentes pode estar desgastado ou furado devido à exposição excessiva ao ácido contido no vômito.

Um exame físico para bulimia pode mostrar também:

Vasos sanguíneos rompidos nos olhos (do esforço para vomitar); Boca seca; Aparência em forma de bolsa nos cantos da boca devido às glândulas salivares inchadas; Erupções e espinhas; Pequenos cortes e calos na parte superior das articulações dos dedos das mãos devido ao vômito auto induzido.

O teste Chem-20 pode mostrar um desequilíbrio eletrolítico (como hipocalemia) ou desidratação.

 Sintomas

Na bulimia, excessos na alimentação podem ocorrer até várias vezes por dia durante vários meses. Em geral, pessoas com bulimia comem grandes quantidades de alimentos altamente calóricos, normalmente em segredo. Elas podem sentir falta de controle sobre sua alimentação durante esses episódios.

Esses excessos levam a uma sensação de desgosto por si mesmo, o que causa a purgação para evitar ganho de peso. A purgação pode incluir: Vômito auto induzido; Exercício em excesso; Uso de laxantes, enemas ou diuréticos.

A purgação da bulimia frequentemente traz uma sensação de alívio.

Pessoas com bulimia geralmente têm peso normal, mas se veem com excesso de peso. Como o peso da pessoa geralmente está normal, outras pessoas podem não notar esse distúrbio alimentar.

Os sintomas de bulimia podem incluir:

• Fazer exercícios de forma compulsiva;

• Descartar embalagens de laxantes, comprimidos para perda de peso, eméticos (medicamentos que provocam vômito) ou diuréticos;

• Ir regularmente ao banheiro logo após as refeições;

• Comer rapidamente grandes quantidades de alimentos que desaparecem imediatamente.

 Tratamento

Pessoas com bulimia raramente vão para o hospital, exceto:

• Quando os ciclos de comportamento bulímico levaram à anorexia;

• Quando forem necessários medicamentos para ajudar a interromper a purgação;

• Quando uma depressão profunda estiver presente.

Com mais frequência, uma abordagem passo a passo é usada para pacientes com bulimia. A abordagem de tratamento depende da gravidade da bulimia, assim como a resposta da pessoa aos tratamentos:

• Grupos de apoio podem ser úteis para pacientes em condições estáveis, que não têm nenhum problema de saúde;

• A terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia nutricional são os melhores tratamentos para a bulimia que não responde a grupos de apoio;

• Antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) geralmente são usados para bulimia. Uma combinação de TCC e ISRSs é muito eficiente se a TCC não for eficaz sozinha.

 Complicações possíveis

A bulimia pode ser perigosa. Ela pode levar a complicações médicas graves ao longo do tempo. Por exemplo, os vômitos frequentes colocam ácido gástrico no esôfago (o tubo que liga a boca ao estômago), o que pode lesar permanentemente essa área.

Possíveis complicações da bulimia incluem:

• Constipação;

• Desidratação;

• Cáries;

• Desequilíbrios eletrolíticos;

• Hemorroidas;

• Pancreatite;

• Inflamação na garganta;

• Rasgos no esôfago devido ao excesso de vômitos.

UNIVERSO DE INVESTIGAÇÃO

Analisando um trecho da novela “Páginas da Vida”, onde Gisele (Pérola Faria) tem o transtorno, conseguimos perceber que a jovem age de certa forma devido a várias circunstâncias, como uma viagem que o namorado faz sem sua companhia, notas baixas no colégio, uma discussão com os pais, medo de não agradar ao namorado com seu corpo. Todas elas são impulsionadas pela angústia, pela ansiedade, pelo medo, pela insegurança.

Outro ponto muito importante deste universo bulímico que relatamos, é o reconhecimento da pessoa, aceitando que tem o transtorno, e relatando que quer mudar, mas não consegue. Ela luta contra a doença, mas muitas vezes, talvez pela falta de apoio, ela é derrotada e se entrega mais uma vez a comilança descontrolada seguida de vômito.

Gisele relata ao psicólogo, que se sente bem após vomitar, se sente aliviada, relaxada. Mas ao mesmo tempo sabe que aquilo é errado e que não lhe faz bem.

Um ponto a seu favor é que ela quer a ajuda de seu psicólogo, ela quer mudar, ela tem conhecimento de que isso pode lhe causar problemas mais graves no futuro. É algo muito difícil bater de frente com uma doença, mas quando se tem o reconhecimento próprio, se tem a consciência de que sozinho é mais difícil e tem alguém com certo conhecimento disponível a lhe ajudar, é certa a permanência por um período maior longe do transtorno, talvez sem recaídas, talvez sem voltar a sofrer e conviver com tal.

TRATAMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com