TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anorexia Vigorexia Bulimia E Dismorfismo Corporal

Trabalho Universitário: Anorexia Vigorexia Bulimia E Dismorfismo Corporal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  3.107 Palavras (13 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 13

Resumo:

O culto ao corpo tornou-se, nos dias atuais, cada vez mais frequente na adolescência e na juventude, constituindo uma verdadeira obsessão principalmente em adolescentes e adultos jovens. Objetivo: Detalhar todas as situações que têm acontecido na busca desse corpo perfeito é o objetivo do artigo alertando os profissionais que trabalham com adolescentes e adultos jovens para os riscos a que estão sujeitos. Conclusão: Informar, esclarecer, entender e dimensionar a questão, e responder à seguinte pergunta: o culto ao corpo, uma simples questão de beleza ou início de doença? levará a uma reflexão profunda de como trabalhar e orientar nossos jovens numa questão tão delicada e tentar, através da reflexão, resgatar a prudência e os valores que esses jovens possuem, mas, com certeza, não tem conhecimento deles. Estabelecer estratégias para um trabalho preventivo certamente auxiliará nossos clientes na prevenção de situações de riscos que esses procedimentos podem ocasionar.

Abstract:

In today's world, the cult of the body is becoming increasingly important, developing into a real obsession, especially among teenagers and young adults. Objective: To detail all situations that have happened in searching this perfect body is the objective of this article, drawing the attention of practitioners working with adolescents and young adults to the risks they may face. Conclusion: Informing, clarifying, understanding and sizing the issue, answers are sought to the following question: is the cult of the body just a matter of beauty or the start of a disease? The replies examine how to work with and teach young people about this delicate issue, attempting through reflection to retrieve the prudence and values that these young people have but certainly do not know. Establishing preventive work strategies will surely help preclude high-risk behavior among them.

INTRODUÇÃO

A imagem corporal é uma construção multidimensional que representa como os indivíduos pensam, sentem e se comportam a respeito de seus atributos físicos1.

A imagem corporal exerce papel mediador em todas as coisas, desde a escolha de vestimentas, passando por preferências estéticas, até a habilidade de empatizar com as emoções dos outros. Pode-se dizer que a identidade humana é inseparável de seu substrato somático2.

Pesquisas avaliando a insatisfação em relação à imagem corporal são poucas na bibliografia médica no Brasil. Entretanto, tornam-se importantes se considerarmos o crescente aumento de transtornos alimentares, anorexia nervosa, bulimia, obesidade, ortorexia, crudivorismo, os quadros de vigorexia e dismorfismo muscular, as cirurgias estéticas e protéticas e as práticas diversas de mudanças na imagem corporal tais como piercings e tatuagens.

Um estudo, inquérito epidemiológico, em 1.183 alunos, faixa etária de 6 a 18 anos, em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, Minas Gerais, mostrou que a maioria dos alunos (62,6%) estava insatisfeita com seu corpo. Do total, 33,7% gostariam de ser mais magros, 28,9% gostariam de ser mais gordos e 37,4% sentiamse bem com o corpo. Os resultados mostraram percentual elevado de alunos com insatisfação corporal, iniciando numa idade precoce e sujeita a riscos pela associação possível com transtornos alimentares, baixa autoestima, limitações no desenvolvimento psicossocial, depressão, manutenção de obesidade e outros riscos3.

Importante seria estimular novas pesquisas e estudos sobre insatisfação corporal em crianças e adolescentes, aprofundando as causas e consequências, para que se possam estabelecer estratégias preventivas, evitando-se, assim, possíveis riscos à saúde física e mental de nossas crianças e jovens.

A prática do "culto ao corpo" é uma preocupação geral, atravessando todos os setores, classes sociais e faixas etárias, tendo como base um discurso estético ou de preocupação com a saúde. O culto ao corpo está presente em todos os segmentos sociais, mas a maneira como ele se realiza no interior de cada grupo é diversifi- cada. A escolha da modalidade esportiva, da ginástica, da dança e da academia em que se praticará a atividade está associada, provavelmente, às demais esferas da vida e às demais escolhas realizadas no mercado de bens4.

Hoje, vive-se um momento do culto exagerado ao corpo e à estética: as cirurgias plásticas triplicaram no país, observa-se um aumento dos frequentadores de academias físicas e nunca venderam tanto cosméticos e produtos para emagrecer, apesar da crise econômica. É imperativo ser bonito, musculoso, magro e saudável como resultado do grande consumo da imagem.

Adolescentes, adultos jovens e idosos buscam uma imagem perfeita, não medindo consequências para o alcance dos seus objetivos. Tornam- se criaturas servis desse mundo de poder da imagem, e todos querem a melhor academia, a melhor roupa esportiva ou social, o perfume mais caro e importado, as grifes, o melhor carro e o melhor corpo; um corpo musculoso adquirido com o consumo de substâncias, sem gordura, com pele lisa, sem espinhas, sem estrias, sem rugas e até sem pelos. Essa é a chamada era da estética, muitas vezes com procedimentos sem nenhuma ética.

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Os transtornos alimentares têm várias causas: biológicas, psicológicas e socioculturais, que agem em intensidade diferente, dependendo da pessoa.

ANOREXIA NERVOSA

Diversos fatores de vulnerabilidade têm influência nos adolescentes que desenvolvem anorexia nervosa:

Valorização da magreza e repressão aos obesos.

Culto ao corpo imposto pela mídia através de filmes, atrizes e modelos extremamente magras.

Sociedade que exige uma competitividade e sucesso da mulher.

Hereditariedade.

Famílias muito críticas, rígidas, intrusivas e mães incisivas, com muita exigência em relação à definição corporal da filha.

Relação afetiva distante com o pai, o qual aparece como figura mais fraca, e conflito com a figura materna.

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar grave, cuja mortalidade gira em torno de 15%. Inicia-se entre 13 e 17 anos, sendo nove vezes mais comum em meninas. Caracteriza-se por perda de peso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com