TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CADERNO 36: DIABETES MELLITUS

Por:   •  29/1/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

CADERNO 36: DIABETES MELLITUS

Algumas ações podem prevenir o diabetes e suas complicações. Essas ações podem ter como alvo rastrear quem tem alto risco para desenvolver a doença (prevenção primária) e assim iniciar cuidados preventivos; além de rastrear quem tem diabetes, mas não sabe (prevenção secundária), a fim de oferecer o tratamento mais precoce.

1. RASTREIO

A probabilidade de apresentar diabetes ou um estado intermediário de glicemia depende da presença de fatores de risco. O público-alvo para o rastreamento do DM preconizado pela Associação Americana de Diabetes:

*Pessoas com fatores de risco para DM: deverão ser encaminhados para uma consulta de rastreamento e solicitação do exame de glicemia. Se negativos, podem ser testadas a cada 3 a 5 anos .

*Casos de tolerância diminuída à glicose, glicemia de jejum alterada ou diabetes gestacional prévio, podem ser testados mais frequentemente, por exemplo, anualmente.

Recomenda-se que a consulta de rastreamento para a população-alvo definida pelo serviço de Saúde seja realizada pelo enfermeiro da UBS, encaminhando para o médico em um segundo momento, a fim de confirmar o diagnóstico dos casos suspeitos.

* Os objetivos da consulta de rastreamento são: conhecer a história pregressa da pessoa; realizar o exame físico, incluindo a verificação de pressão arterial, de dados antropométricos (peso, altura e circunferência abdominal) e do cálculo do IMC; identificar os fatores de risco para DM; avaliar as condições de saúde e solicitar os exames laboratoriais necessários e que possam contribuir para o diagnóstico e para a decisão terapêutica ou preventiva.

2. CLASSIFICAÇÃO

- DM 2: 90% dos casos

- DM 1: 8% dos casos

- DM Gestacional

- Outros tipos especificos de DM: raros e associados a defeitos genéticos.

*Diferenciação diabetes tipo 1 e o tipo 2 (Em casos de dúvida): solicitar níveis de anticorpos anti-GAD e medida de peptídeo-C plasmático (avaliação da reserva de insulina pancreática ).

* Anticorpos positivos e peptídeo C abaixo de 0,9 ng/ml: sugerem o diagnóstico de diabetes tipo 1

* Anticorpos negativos e peptídeo C elevado: sugerem diabetes tipo 2 .

2.1. DM 2

Evolução insidiosa e sintomas brandos, geralmente em adultos com longa história de excesso de peso e história familiar de DM2.

Há um estado de resistência à ação da insulina, dessa forma evoluem por longos anos, antes de usar insulina para controle.

Quando usam Insulina, o objetivo é controle da hiperglicemia e não para evitar cetoacidose.

2.2. DM 1

Apresentação abrupta, geralmente em crianças e adolescentes sem excesso de peso. Tendencia à hiperglicemia e cetoacidose.

É um estado de deficiência absoluta de insulina pelas celulas beta (processo auto-imune- anticorpo anti-GAD positiva- DM TIPO 1 AUTOIMUNE OU 1A. Quando não tem causa conhecida, é chamado de DM 1 IDIOPÁTICO OU 1B.

2.3 DM GESTACIONAL

Estado de hiperglicemia detectado pela primeira vez durante a gravidez. Detecção na primeira consulta de pré-natal.

3. DIAGNÓSTICO

SUSPEITAR:

DM1: sintomas abruptos e presença dos 4P’s (polidipsia, poliúria, polifagia, perda de peso)

DM2: geralmente assintomático ou a suspeita aparece já associada a complicações (retinopatia, proteinuria, neuropatia, doença arteriosclerótica, infecções de repetição...)

4. CONSULTA MÉDICA DO DIABÉTICO (após o Diagnóstico)

A consulta médica deverá incluir quatro aspectos fundamentais: história da pessoa, exame físico, avaliação laboratorial e estratificação do risco cardiovascular.

4.1 HISTÓRIA

4.2 EXAME FÍSICO

O exame físico da pessoa com DM é muito importante, visto que pode detectar complicações da doença e identificar outras condições que, associadas, aumentam a morbimortalidade e influenciam no tratamento.

4.3 EXAMES COMPLEMENTARES

- ECG: somente se tiver sintomas cardíacos tipicos ou atipicos de doença coronariana, ou ECG de repouso alterado.

- Glicemia e de Jejum e HbA1C: solicitar 2 vezes ao ano, se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com