TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CELULAS SANGUINEAS

Ensaios: CELULAS SANGUINEAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2013  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 9

1. RESUMO

Neste relatório exploramos a parte do esfregaço sanguíneo, que é onde tudo começa com a realização da coleta do sangue, para ser feito o esfregaço em uma lamina, onde é levada ao microscópio que através desse realizamos a visualização, para poder entender melhor a parte das células sanguíneas. Onde vamos conhecer um pouco sobre cada componente do sangue, que são os: linfócitos, neutrófilos, monócitos, basófilos, eosinófilos, plaquetas e hemácias. Onde observamos a importância desses componentes para o bom funcionamento do organismo do ser humano, a importância do esfregaço sanguíneo, a forma de realizar a leitura do sangue no microscópio para podermos identificar as células existentes no sangue. O que cada um desses componentes representa para o organismo, o que acontece com a ausência ou exerço de cada uma no organismo do ser humano. As células sanguíneas são produzidas na medula óssea, através de outras células conhecidas como células estaminais adultas.

2. OBJETIVO

Ter o primeiro contato com amostras de sangue afresco e realizar a técnica do esfregaço sanguíneo para identificar os seguintes componentes do sangue humano: linfócitos, neutrófilos, monócitos, basófilos, eosinófilos, plaquetas e hemácias.

3. INTRODUÇÃO

Quase todo o nosso sangue é formado por células existe, uma parte que é liquida chamada de plasma, e as plaquetas que não são células elas são fragmentos essenciais para o processo de coagulação. As células existentes no sangue são chamadas de células sanguíneas que são divididas em glóbulos vermelhos (ou hemácias ou eritrócitos) e glóbulos brancos (ou leucócitos). Os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte de oxigênio, já os glóbulos brancos são os que defendem o nosso organismo de qualquer agente que possa significar perigo. As células sanguíneas são produzidas na medula óssea, através de outras células conhecidas como células estaminais adultas. O ser humano adulto possui mais ou menos uns 5 litros de sangue que como citado acima é constituído por plasma e células sanguíneas que circulam no plasma.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

As células sanguíneas para serem estudadas passam por um processo chamado de esfregaço que constitui no espalhamento de uma gota de sangue sobre uma lâmina. É por meio deste que as células podem ser visualizadas e classificadas em: eritrócitos ou hemácias, plaquetas e diversos tipos de leucócitos que por sua vez se classificam em granulócitos ou polimorfos nucleares (neutrófilos, eosinófilos e basófilos) e os agranulócitos (linfócitos e monócitos).

Plasma - Solução aquosa formada por proteínas plasmáticas, sais inorgânicos e compostos orgânicos diversos. Entre as proteínas do plasma, podem ser citadas a albumina, as alfa, beta e gamaglobulinas e o fibrinogênio. A albumina é importante para manter a pressão osmótica do sangue. As gamaglobulinas são anticorpos (imunoglobulinas). O fibrinogênio forma a fibrina na etapa final de coagulação do sangue. A maioria dessas proteínas também serve como carreadoras para diversas substâncias, sendo essa a função específica do plasma.

Eritrócitos - Glóbulos anucleados e bicôncavos (proporciona uma superfície maior para a troca de gases) com 7,2 mm de diâmetro. Hemácias com diâmetros anormais ocorrem numa situação chamada anisocitose.

Por ser flexível se adapta a vasos sanguíneos irregulares. A concentração desses glóbulos no sangue do homem é de 5,5 milhões/mm³ e na mulher é de 4,5 milhões/mm³.

As anemias se caracterizam pela baixa da hemoglobina sanguínea, podendo ser causada por uma queda no número de hemácias, por uma baixa capacidade de retenção de hemoglobina pelas hemácias (anemia hipocrômica), deficiência de ferro na alimentação ou por uma destruição maciça de hemácias. São acidófilos nas colorações específicas para o sangue.

A hemácia é produzida na medula óssea. O eritroblasto (hemácia inicial), ao passar para a circulação sanguínea perde o núcleo formando um corpúsculo basófilo de vida efêmera (24/48 hs) chamada reticulócito (apresenta algumas organelas como ribossomos e r.e.r.). Após 24/48 hs, ele amadurece, desaparecem todas as organelas e fica acidófilo passando a chamar-se hemácia.

A função básica do eritrócito é o transporte de oxigênio, utilizando-se, para isso, da hemoglobina. A molécula de hemoglobina é formada por quatro subunidades, com um grupo heme ligado a um polipeptídeo ( o grupo heme contém um radical de ferro e se cora por corantes ácidos). Existem três tipos de hemoglobinas:

-A1: 97% da hemoglobina do adulto

-A2: 2% da hemoglobina do adulto

-F: 100% da hemoglobina do feto são muito ávidas por oxigênio e no adulto representa 1%.

A hemoglobina se combina com o oxigênio formando a oxi-hemoglobina e com o gás carbônico formando a carboxi-hemoglobina (rara porque o gás carbônico normalmente está dissolvido no plasma).

Alterações genéticas podem criar a hemoglobina S, que dá ao eritrócito uma aparência de foice, fazendo com que ele perca as suas características normais. Essa patologia é chamada anemia falciforme. A carbo-hemoglobina é a união da hemoglobina com o monóxido de carbono, que impede a ligação com o oxigênio e prejudica a oxigenação dos tecidos.

A duração média de uma hemácia é de 120 dias, visto que sua carga enzimática é degradada lentamente e não existe núcleo para renová-la.

Leucócitos - Células esféricas, porém passíveis de assumir aspectos ame biformes, quando fixadas em um substrato. São especializadas na defesa do organismo, atravessando vasos por diapedese e sendo normalmente encontradas no tecido conjuntivo. Em tecidos invadidos por micro-organismos, os leucócitos são atraídos por agentes químicos.

O número de leucócitos por mm³ de sangue no adulto varia entre 5000 e 10000. O aumento de leucócitos no sangue chama-se leucocitose e a diminuição, leucopenia.

Neutrófilos - Leucócitos granulócitos com núcleo formado por lóbulos ligados entre si.

-neutrófilo segmentado 55 a 65%. Constituem a 1º linha de defesa celular do organismo, sendo fagócitos ativos de partículas pequenas. Possuem granulações: azurófilas (maiores e 1º a serem produzidas, são lisossomas); específicas (mais frequentes com núcleo segmentado unido por pequenas partes de cromatina).

-neutrófilo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com