TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visualização De células Sanguineas

Trabalho Universitário: Visualização De células Sanguineas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  1.838 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A medula óssea é responsável pela produção sanguínea.

O sangue é composto de Plasma e elementos figurados (leucócitos, hemácias e plaquetas).

O Plasma sanguíneo é o componente liquido do sangue, no qual as células sanguíneas estão suspensas.

“Os leucócitos, ou glóbulos brancos são responsáveis pela proteção do organismo, contra agentes patológicos causadores de doenças”.

São classificados de acordo com a granulosidade do citoplasma.

São divididos em dois grupos: granulócitos e agranulócitos.

Os granulócitos apresentam grânulos específicos em seu citoplasma e são classificados em três tipos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. E os agranulócitos em monócitos e linfócitos” (OLIVEIRA, s/d)

As hemácias são responsáveis por fazerem a oxigenação de órgãos e tecidos. “Já as plaquetas são fragmentos celulares, que fazem a proteção do organismo contra a perda excessiva de sangue, através do processo de coagulação sanguínea” (MARTINEZ, s/d).

Objetivo: visualizar células sanguíneas (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas).

Procedimento

Coleta sanguínea com sistema a vácuo

A coleta a vácuo segue os seguintes passos:

1. Rosqueie a agulha no adaptador;

2. Ajuste o garrote e escolha a veia;

3. Faça a antissepsia do local da coleta com algodão umedecido em álcool 70% (devido sua propriedade microbicida reconhecidamente eficaz para eliminar os microorganismos);

4. Remova o protetor plástico da agulha. Faça a punção;

5. Introduza o tubo com anticoagulante EDTA no suporte;

6. Solte o garrote assim que o sangue começar a fluir no tubo;

7. Separe a agulha do suporte, descarte a agulha em recipiente de boca larga.

Passo 1 Passo 2

Passo 3 Passo 4

Preparo de esfregaço sanguíneo

1. Colocar uma pequena gota de sangue (coletado do paciente) no canto da extremidade da lâmina;

2. Inclinar uma outra lâmina, e levá-la inclinada até o inicio da gota de sangue;

3. Quando a lâmina encostar na gota, o sangue escorre em sua borda, levar a lâmina para frete de modo que ela carregue a gota de sangue, de forma rápida e uniforme;

4. Espera secar.

Figura do Preparo de esfregaço sanguíneo

Coloração

Após a secagem da lâmina, cora-la respectivamente com corante 1 pelo tempo de 5 segundos, com corante 2 por 5 segundos ,em seguida com o corante 3 pelo tempo estimado de 8 segundos, retirar o excesso de ambos corantes lavando com água corrente. .

Secar o esfregaço agitando a lâmina no ar.

Visualização do esfregaço no microscópio

Para a visualização da lâmina ao microscópio, adicione uma gota de óleo de imersão sobre o esfregaço, deixe o microscópio em luminosidade máxima, coloque primeiramente para a visualização das células sanguíneas, na objetiva 10x quando aparecer as hemácias, passar para o aumento de 100x.

Resultado

Por meio do microscópio, obtém a visualização de eritrócitos (hemácias), plaquetas, leucócitos como neutrófilos (segmentados, bastonetes ,mielócito metamielócito) eosinófilo, monócitos e linfócitos.

Eosinófilo – 5%

Bastonete – 1%

Segmentado – 33%

Linfócito – 57%

Monócito – 4%

Eosinófilo monócito

Fase de maturação do neutrófilo Hemácias

NEUTRÓFILOS, contra bactérias: É uma das principais defesas do corpo, matam bactérias por fagocitose. Estas células podem fagocitar de cinco a 20 bactérias durante suas vidas. Além dos neutrófilos completos, também há neutrófilos imaturos vistos no sangue. Quando uma infecção causada por bactérias acontece, os exames detectam um aumento dos neutrófilos maduros e imaturos.

EOSINÓFILOS: São células de defesa que matam parasitas e desempenham um papel nas reações alérgicas. Quando uma pessoa está com alguma parasitose, seu valor aparece aumentado nos exames de sangue.( Alergia e parasitas)

MONÓCITOS: Quando entram no tecido, ficam maiores, transformam-se em macrófagos e são capazes de fagocitar bactérias, até 100 durante toda sua vida. Também são eles que fazem o trabalho de destruir as células mortas, danificadas ou velhas do nosso corpo. (metamorfose celular)

LINFÓCITOS: São células complexas que controlam o sistema imunológico do corpo. Algo que diferencia os linfócitos dos outros glóbulos brancos é a sua capacidade de reconhecer e criar uma memória das bactérias e vírus que invadem nossos corpos. è por causa delas que não pegamos o mesmo vírus duas vezes.

Curiosidade: Quando o exame de hemograma é feito, uma gota do sangue é espalhada em uma lâmina, esta lâmina é corada com corantes próprios para o sangue e é examinada ao microscópio. Estas imagens acima são exatamente da forma que as células são vistas. As bolinhas vermelhas são hemácias, as bolinhas roxas são os leucócitos. O que diferencia uma célula de defesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com