TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções: suporte, alavanca, proteção, armazenamento de gorduras e minerais e a formação de células sanguíneas

Seminário: Funções: suporte, alavanca, proteção, armazenamento de gorduras e minerais e a formação de células sanguíneas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Seminário  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

Funções: Suporte, alavanca, proteção, armazenamento de gordura e minerais e formação de células sanguíneas (função hematopoiética).

Divisão do Esqueleto: Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco. Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores. 

1. Plano Sagital:. O plano sagital divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.

2.  Plano Frontal: O plano frontal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.

3.    Plano Transversal: Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior.

A.   Eixo Látero-Látero: estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para esquerda quanto o inverso, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal.

B.   Eixo Ântero-Posterior: estende-se em sentido anterior para posterior, perpendicular ao plano frontal. Esse eixo também é chamado de sagital.

C.  Eixo Longitudinal: estende-se de cima para baixo (ou vice e versa), perpendicular ao plano transversal.

Periósteo: é uma delgada lâmina fibrosa que envolve o osso e assegura a sua nutrição, já que através dela chegam ao tecido ósseo os vasos sanguíneos e os nervos.

Endósteo: reveste a cavidade medular e o sistema de Havers.

Quanto a irrigação do osso, temos os canais de Volkman (vasos sangüíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sangüíneos menores).

O osso é constituído por duas substâncias: uma orgânica, a osseína, de constituição glicoproteica, e outra inorgânica, representada pelos sais minerais, entre os quais predominam o fosfato de cálcio, o carbonato de cálcio e o fosfato de magnésio.

Osteoblastos: células jovens e apresentam longas projeções citoplasmáticas, que tocam os osteoblastos vizinhos.

Osteoclasto é uma célula que compõe a matriz óssea, bastante grande em comparação à outras células, multinucleada, e que está envolvida na reabsorção e remodelagem do tecido ósseo.

Osteócito: células maduras  e seus prolongamentos citoplasmáticos se retraem, de forma que ela passa a ocupar apenas a lacuna central.

E seu interior, chamado de canal medular, é ocupado pela medula óssea.

Ossos longos: Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo.

Ossos Curtos: São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto.

Nesta posição, o corpo está em pé e ereto, com a face voltada para a frente, e os membros superiores estão ao lado do corpo, com a palma das mãos e os dedos voltados para frente.

As duas principais cavidades são a cavidade posterior e a cavidade anterior. A cavidade posterior é dividida em cavidade cranial, que contém o encéfalo e a cavidade espinal que abrange a medula espinal. A cavidade anterior é subdividida em cavidade torácica e cavidade abdominopélvica. A cavidade torácica contém o coração, os pulmões, o esôfago e a traqueia. A cavidade abdominopélvica é dividida em cavidade abdominal que contém o estômago, o fígado, a vesícula biliar e o baço. E a cavidade pélvica que contém partes dos intestinos delgado e grosso, o reto e a bexiga urinária.

Superior: na direção da parte superior do corpo. 

Inferior: na direção da parte inferior do corpo. 

Anterior: na direção da frente do corpo. 

Posterior: na direção das costas.

Medial: mais próximo do plano sagital mediano (linha sagital mediana).

Lateral: mais afastado do plano sagital mediano (linha sagital mediana).

Proximal: próximo da raiz do membro. Na direção do tronco. 

Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção. 

Superficial: significa mais perto da superfície do corpo. 

Profundo: significa mais afastado da superfície do corpo. 

Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. 

Extensão: endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo.

Adução:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com