TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO NO CLIMATÉRIO Projecto De Intervenção

Artigo: COMUNICAÇÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO NO CLIMATÉRIO Projecto De Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  7.897 Palavras (32 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 32

SUMÁRIO

0. INTRODUÇÃO 5

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8

1.1. DEFINIÇÃO DE CONCEITOS 8

1.1.1. Comunicação 8

1.1.2. Saúde 10

1.1.3. Educação para a Saúde 11

1.1.4. Climatério 14

2. DESCRIÇÃO DO PROJECTO DE INTERVENÇÃO

17

2.1. JUSTIFICAÇÃO E PERTINÊNCIA DO PROJECTO

17

2.2. PLANIFICAÇÃO GERAL DO PROJECTO

19

2.3. DESCRIÇÃO DAS SESSÕES

23

3. ANÁLISE CRÍTICA

30

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 34

5. ANEXOS 36

Anexo I – Plano da Sessão

Anexo II – Suporte Visual da Apresentação Oral do Projecto

“À medida que nos aproximamos do terceiro milénio, os dois maiores componentes do bem-estar no mundo são a Promoção da Saúde e a Educação.”

Caldeira, J.

0. INTRODUÇÃO

Por excelência, o enfermeiro dedica-se ao ser humano, visto sob a perspectiva complexante de todas as suas intrínsecas componentes, ao ser humano que vive inserido em teias sociais mais ou menos abrangentes, que aprende, evolui e que se modifica em recursos, capacidades e comportamentos ao longo do respectivo ciclo de vida. Fará então todo o sentido que o enfermeiro se debruce sobre a abrangência de todos estes vastos aspectos, para que possa acompanhar o indivíduo, na sua individualidade e contextualidade. A acção do enfermeiro pode ter repercussões relevantíssimas para a forma como indivíduo se comporta e vive, age ou interage, porque se integra com particular harmonia nos três níveis intervenção em saúde, o primário, secundário e terciário. Assim sendo, o enfermeiro deve cada vez mais investir estratégica e inteligentemente na promoção e educação para a saúde, na vigilância da mesma e no apoio aos indivíduos, para que estes assumam os níveis mais elevados de bem-estar possíveis.

O enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica distingue-se dos restantes por ter adquirido um conjunto de saberes que lhe permitem estar de uma forma mais consciente e complacente com a vivência e existência da mulher, devidamente inserida no respectivo contexto socio-cultural.

Uma das áreas de grande vulnerabilidade da mulher constitui-se, inequivocamente, a da menopausa e climatério. Trata-se de uma etapa da vida em que a mulher sofre transformações físicas e psíquicas relevantes, que implicitamente a obrigam a confrontar-se consigo mesma, enquanto mulher e ser humano, a reflectir no seu passado, presente e futuro (cada vez mais alargado graças ao aumento da esperança média de vida), equacionando o seu projecto de vida e de saúde face às suas expectativas, de forma a manter/recuperar uma existência plena e saudável. Interessa também considerar as pessoas significativas que rodeiam a mulher nestas circunstâncias, que poderá estar a viver uma fase conjugal de reajustamento, com os filhos a afastarem-se progressivamente em direcção aos respectivos projectos de vida, com os seus pais que poderão estar mais velhos e dependentes... A amálgama de situações possíveis é tão diversa quanto a variabilidade humana o comporta, mas interessa ressalvar a ideia de que se trata de um período de grande tónica em mudanças e, portanto, adaptações. Não obstante, constatamos pela análise crítica da realidade que conhecemos, que muito há para desbravar no que diz respeito ao acompanhamento de enfermagem da mulher nesta fase de vida. Por esse motivo, o grupo decidiu subordinar a proposta de trabalho de grupo lançada em aula do módulo de opção menopausa, no curso de pós-licenciatura em saúde materna e obstétrica, subordinada ao tema “Comunicação, Saúde e Educação no Climatério” ao âmbito da preparação para a menopausa, climatério. Acreditamos que a antecipação de cuidados e orientações poderá ser uma estratégia útil, no sentido de permitir à mulher uma adaptação facilitada à mesma, assim como uma utilização dos recursos de saúde existentes mais protectora.

Como estratégia de desenvolvimento do presente, seleccionámos a área de projecto por se adequar harmoniosamente ao que o grupo pretende“ (...) através dos projectos, o homem afirma-se enquanto sujeito de alguma maneira artesão do devir histórico e do espaço cultural e material onde está mergulhado”. (Carvalho, 1990, p.43)

Assim, para além do projecto consistir numa representação mental futura de aspectos que se pretendem modificar, essa modificação remeter-se-á para o espaço conjuntural onde o indivíduo está imerso, o que nos parece adequar-se harmoniosamente a este contexto.

Os objectivos que o grupo planeia atingir com o desenvolvimento deste trabalho serão:

• Adquirir conhecimentos acerca de menopausa e climatério;

• Reflectir acerca da realidade actual vinculada à problemática em causa;

• Contribuir para a possibilidade de mudança nos cuidados prestados à mulher em fase de climatério;

Quanto ao remanescente desenvolvimento do presente trabalho, passaremos seguidamente a debruçarmo-nos sobre a fundamentação teórica, na qual faremos uma breve exploração dos principais conceitos inerentes ao presente projecto, de uma forma sucinta e esquemática, que nos parece vir a facilitar a leitura do leitor.

Seguir-se-á a planificação concreta do projecto, após a explanação científica da temática envolvente.

Terminaremos com uma reflexão do desenvolvimento deste trabalho de projecto, relacionando-o o mais possível com a prática que primeiramente o justificou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com