TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia De Infecção

Dissertações: Cadeia De Infecção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório sobre a Cadeia de Infecção

Considerando que a infecção é a entrada e multiplicação de um organismo em um hospedeiro, quando há a presença de um patógeno (agente infeccioso) em um hospedeiro não significa que ocorrerá uma infecção. Pois a infecção ocorre em ciclo que depende da presença de todos os seguintes elementos:

Agente infeccioso – são microrganismos que incluem bactérias, vírus, fungos e protozoários que na pele são flora residente ou transitória. Esses organismos residentes são considerados como flora normal, são residentes permanentes na pele, onde vivem e se multiplicam sem causar doença. E já os microrganismos transitório atacam a pele quando a pessoa ou objeto durante atividades de rotina. Esses organismos pode ser prontamente transitório pelo simples toque das mãos a menos que haja uma remoção através da higienização das mãos.

Reservatório – é um lugar onde o protógeno pode sobreviver, mas pode ou não se multiplicar. Entretanto o reservatório mais comum é o corpo humano. Diversos microrganismos vivem na pele de dentro das tantas cavidades do corpo. Geralmente os portadores são pessoas que não mostram sintomas de doença mais tem protógeno em seu corpo que podem ser transferido pra outra pessoa.

As formas de contágio incluem as portas de entrada e saída, pois são pelos mesmos caminhos que o protógeno entra e sai do hospedeiro. Que são a pele, as mucosas, trato respiratório. Trato urinário, trato gastrointestinal, trato reprodutivo e sangue.

Os modos de transformação variam a cada doença, pois cada uma tem um modo específico como, por exemplo, alguns tipos de encefalite são transmitidos por mosquitos. A principal via de transmissão de patógeno no ambiente de cuidado da saúde. Como o equipamento usado no ambiente de trabalho pode se tornar uma fonte de transição, todos os profissionais da área de saúde que executarem o diagnóstico ou serviços de suporte devem seguir procedimentos pra manipular e limpar os equipamentos e os suprimentos usados pelo paciente.

Quando o paciente adquire uma infecção observando os sinais e sintomas da infecção, se ela é localizada, normalmente o paciente sentirá sintoma tais como dor, sensibilidade e vermelhidão no local da ferida, devem-se ter precauções padrão como, EPI e higiene das mãos.

O diagnóstico de enfermagem em relação a uma infecção deve ser levado em consideração vário critérios como a idade do paciente, estilo de vida, ocupação, hereditariedade, trauma, nutrição e também o histórico de vacinação que é muito útil. Depois de levantamento de dados, ficará fácil saber as condições clínicas do paciente para identificar sinais e sintomas da infecção real ou um risco de infecção. Os sinais e sintomas de infecção podem ser locais ou sistêmicos, sendo que as infecções localizadas são mais comuns na área da pele e mucosas danificadas, traz como feridas cirúrgicas ou traumáticas, úlceras por pressão, lesões orais e abcessos.

Ao avaliar a área por infecção localizada deve perguntar ao paciente sobre dor e sensibilidade ao redor do local uns podem reclamar de rigidez e dor causada pelo edema. Uma revisão nos testes laboratoriais pode revelar infecção.

O tratamento de um processo infeccioso inclui a eliminação de organismos infecciosos e suporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com