TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caminhos agroecológicos

Tese: Caminhos agroecológicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Tese  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

)- As trilhas agroecológicas são entendidas como uma prática que cultua os princípios da ecologia com os das técnicas agrícolas e que intera comhecimento de outras ciencias, além de agregar saberes populares provenientes das experiencias de agricultores familiares e comunidades camponesas.

2)- Ao todo foram trese pontos, sendo eles:

1- Pau- Brasil: representação de primeira arvore explorada no Brasil. Sua madeira e utilizda na fabricação de moveis, instrumentos musicais e etc. Da casca retira-se a tinta,em especial a cor vermelha. Não é originada do Maranhão, mas é mais presente em Matas Atlanticas, se um dia plantanda ela vai precisar de bastante espaço para crescer. E uma vez plantada não pode ser retirada do local, pois é defendida por lei pelo IBAMA.

2- Eucalípto: árvores adaptavies praticamente a todas as condicões climáticais, é muito eficiente na captura de nutrientes e eficaz na absorção de água do solo, não permite o crecimento de putras espécies ao seu redor. É a especie de planta mais estuda no mundo a mais de 100 anos, e vem sofrendo melhoramneto, sua essencia é encontrda em diversos produtos de limpeza como: enxaguante bucal, produtos de limpeza e etc.

3- Horta: nela podemos encontrar diversas espécies de planta como por exemplo a babosa, favacão, hortelan da folsa grosa, capim limão, manguericão e entre outras plantas de grande importancia medicinal e nutricional.

4- Noni: Planta com propriedades antioxidantes, contém muitas sementes e possui um forte odor quando colhida, apesar do cheiro forte pessoas se alimentam do fruto, e é popularmente utilizado em varias virtudes medicinais e terapeuticas.

5- Ficus: Muito utilizado no paisagismo. Contém grandes raízes e quanto mais agua perto dela mais favorece o seu crescimento.

6- Mangueira: arvore frutifera de fruto rico em vitamina A, que é bom para os olhos, anemia e é benefica para mulheres gravidas em periodo de mestruação.

7- Pilha de Compostagem: feita a partir de folhas e resto de alimentos, culturas e estercos. É empilhada por camadas dos materiais citados a cima, podendo chegar até 1,20 metro e cm de altura. Muito utilizada para mudas de plantas e confecção de canteiros.

8- Pitomba: árvore frutifera que chega até dois metros de altura. Fruto muito consumido pelas pessoas e por animais. Não tem custo financeiro para o seu cultivo, possui grande germiniddae e nasce facilmente.

9- Vevieiro: Com uma grande variedade de especies de plantas, com propriedades medicinais, outras ornamentais. Há também as que constituem o paisagismo.

10- Cacau: especie em extinção, saborosa e muito utilizada para a produção de cosmeticos e chocolate.

11- Juçara ( Variedade Luis Domingos): Arvore de fruto nutritiva, muito saboroso e consumido por muitas pessoas.

12- Bacuri:Polpa branca, cheiro forte e de sabor intenso e utilizado para sucos, cremes e etc.

13- Bananal: Grande varieddaes de bananas como: maça, casca verde, prata, cacau, e entre outras. fruto muito nutritivo e utilizado por todos.

3)- Sim, houve pois em cada parada da trilha houve um breve comentario em relação a esses principios. A trilha é muito bem conservada, no seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com