TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMINHO DAS AGUAS

Artigo: CAMINHO DAS AGUAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 10

Auto mutilação:

A auto mutilação, para muitos é uma forma de escapar da realidade, fazer os problemas por um instante sumirem, a auto mutilação(AM), que também é conhecida como auto lesão(AL) ou "Cutting" é um tipo de "Self-injury", ou "SI", veja esta simples definição do termo em questão: “Automutilação (AM), também conhecida como Auto lesão (AL), corresponde a uma forma de lesão provocada deliberadamente por uma pessoa a seu próprio corpo sem intenção de suicídio. Os atos podem ter como intenção, o alívio de emoções insuportáveis, sensações de i-realidade e apatia (geralmente causadas por experiências dissociativas como a despersonalização). Esse comportamento é listado no DSM-IV-TR como sintoma do transtorno de personalidade borderline e é, algumas vezes, associado à doença mental, uma história de traumas e abusos, transtornos alimentares, baixa auto-estima e perfeccionismo.” (Definição pelo site: Wikipédia).

Para muitos, que não entendem é considerada loucura e que é feita apenas para “chamar a atenção” mas, embora muitos pensem assim, existe muito além disso.

As pessoas se mutilam, geralmente estão cientes dos seus atos, e a grande maioria escondem as feridas, e quando alguém vê, ou percebe, elas inventam histórias mirabolantes sobre seus feitos, poucas vezes pessoas que se auto mutilam falam sobre isso, achei alguns depoimentos de algumas delas:

DEPOIMENTOS:

1º depoimento

“quando tinha 15 anos e as feridas eram mais visíveis minha mãe me questionava querendo saber o que era aquilo, eu dizia sempre que era o Cícero (meu falecido gato) que havia me arranhado. Não sei se ela acreditava, mas não perguntava novamente.

Sei o que muitos passam, este aqui é meu relato, há 11 anos eu provoquei minhas primeiras feridas, e com o passar dos anos, apesar de buscar ajuda, tive diversas recaídas e até mesmo uma tentativa de suicídio do histórico, pois há horas que um simples corte não anula certas dores mentais. Por isso eu estou me expondo aqui, quero que outras pessoas consigam falar, se libertar desta dor solitária”

2º depoimento(exemplo pessoal)

“Antes eu me arranhava e percebi que a raiva diminuía, depois comecei a pegar as facas e a me cortar, agora eu faço isso com cacos de vidro, eu tento parar, mas é muito difícil, ás vezes tenho recaída da bulimia, e é claro ninguém sabe, uma vez eu tentei contar a uma amiga e ela disse que não gosta desse tipo de gente, que as pessoas fazem isso pra chamar atenção, eu também invento desculpas mas eu falo que foi minha cadela que me arranhou, e como sempre fui desastrada as pessoas acreditam, engraçado que aparentemente sou feliz e tenho muitos amigos, mas nunca me senti tão sozinha quanto agora.”

3º depoimento

“tenho medo de estar doente.pois me corto a pouco tempo +ou- a um mês.tenho medo das pessoas me deixarem de lado!!”

4º depoimento

“Realmente isso infelizmente nos traz muito alivio momentâneo.tenho 19 anos e não me corto a +-3 anos.

As marcas ficaram nos braços,mas felizmente consegui superar essa doença!desejo que todos que sofrem disso tenham força,determinação e que procurem algo que ti lembre momentos felizes como musicas ou ate pessoas que te confortem na hora da angustia....eh muito difícil ainda tenho vontade,mas aprendi a controlar”

Mas não é só se cortando que os auto mutilantes se punem ou aliviam os pensamentos e as emoções, há uma variedade imensa, saiba quais são:

* Esmurrar-se, chicotear-se;

* Enforcar-se por alguns instantes;

* Morder as próprias mãos, lábios, língua, ou braços;

* Apertar ou reabrir feridas (Dermatotilexomania);

* Arrancar os cabelos (Tricotilomania);

* Queimar-se, incluindo com cigarro, produtos químicos (por exemplo, sal e gelo);

* Furar-se com agulhas, arames, pregos, canetas;

* Beliscar-se, incluindo com roupas e clips para papel;

* Ingerir agentes corrosivos, alfinetes;

* Envenenar-se, medicar-se (por exemplo, exagerar na dose de remédios e/ou álcool), sem intenção de suicídio.(texto retirado: http://freakbutterfly.wordpress.com/2008/09/16/automutilacao-%E2%80%93-nao-esconda-suas-dores/#comment-576)

Algo que a maioria das pessoas pensam é que estas pessoas querem se suicidar, bem a pessoa que usa da auto mutilação para se punir ou mesmo aliviar as dores psicológicas não pratica este ato com intenção de morte, alguns dizem que é uma forma de aliviar a a raiva, e as dores psicológicas sem acabar com tudo.

Encontrei este texto que explica melhor o assunto

Mutilar-se é mais comum entre as garotas, mas os garotos também fazem se machucam às vezes. Pessoas provavelmente se cortam em seus pulsos, braços, pernas ou barrigas. Algumas pessoas Se machucam queimando sua pele com cigarro ou com um fósforo aceso.

Quando os cortes ou as queimaduras saram, elas deixam frequentemente cicatrizes ou marcas. As pessoas que se machucam normalmente escondem os cortes e as marcas e algumas vezes ninguém, além delas, sabem disso.

Se machucar não é nada novo. Isso é também um comportamento muito comum. Mas ultimamente as pessoas têm conversado mais sobre isso. Como garotos e garotas escutam falar sobre Auto-Mutilação, eles provavelmente se sentem curiosos sobre isso e sobre o porque das pessoas o fazerem. Porque parece ser um pouco proibido, alguns jovens provavelmente pensam que isso vai fazer eles parecerem ousados, crescidos ou populares.

Com todas essas conversas sobre isso, a A.M. pode quase parecer como a última moda. Mas a A.M. é um problema sério.

Pode ser difícil de entender porque as pessoas se cortam de propósito. A.M. é como os especialistas chamam de um "mecanismo de enfrentar problemas nada saudável". Isso quer dizer que as pessoas que fazem isso não tem um modo saudável desenvolvido de lidar com emoções fortes, pressões intensas e problemas de relacionamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com