TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cana De açúcar

Ensaios: Cana De açúcar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

Instituto de Ciências Biológicas

Biologia Celular

DA CANA A GARAPA

Amanda Palmeira Cardoso

Dália Maristella

Karina Samola Teles Guedes Santana

Tuan e Friedrich

Vera Lucia de Miranda Rodrigues

Professor(a): Dra. Glaucia Maria Cavasin

Dra. Fernanda Cristina Alcântara dos Santos

Dr. Pedro Vale de Azevedo Brito

Goiânia, Julho de 2013

Da Cana a Garapa

A cana-de-açúcar teve como centro de origem a região leste da Indonésia e Nova Guiné e ao longo de muitos séculos, se disseminou para várias ilhas do sul do Oceano Pacífico, Indochina, Arquipélago da Malásia e Bengala, aparecendo como planta produtora de açúcar na Índia tropical. di (DELGADO; CESAR, 1977).

No Brasil, o plantio da cana-de-açúcar iniciou-se em São Paulo, no ano de 1522 e atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, seguido por Índia, Tailândia e Austrália. As regiões de cultivo são Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste, permitindo ao País duas safras ao ano e consequentemente, produção de açúcar e etanol para os mercados interna e externo. A cultura da cana-de-açúcar apresenta grande importância no agronegócio brasileiro, representando a indústria sucroalcooleira cerca de 2% das exportações nacionais, além de reunir 6% dos empregos agroindustriais brasileiros e contribuir de maneira efetiva para o crescimento do mercado interno de bens de consumo (BOLOGNA-CAMPBELL, 2007; UNICA, 2008)

A Cana-de-açúcar compõe-se essencialmente de duas partes: uma subterrânea, formada pelos rizomas e pelas raízes, e outra, aérea, constituída pelo colmo, pelas folhas e pelas flores.

O Colmo representa a parte mais importante, daí o evidente interesse em estuda-lo com mais detalhes, pois acumula a sacarose, sendo constituído pelos gomos, entrenós, internódios ou meritalos, pelos nos e pelas gemas, cujas formas são, mais ou menos, peculiares para cada variedade de cana considerada.

Anatomicamente o colmo e formado por um tecido fundamental-tecido parenquimatoso ou tecido suporte-composto de células frouxas e curtas, cujas dimensões são praticamente iguais. São, pois, células isodiamétricas.

Tais células funcionam como depósitos de açúcar e o seu conjunto recebe a denominação de medula.

O colmo da cana-de-açúcar compõe-se de três elementos celulósicos fundamentais:

- o tecido fundamental ou parenquimatoso, com a precípua função de deposito de açúcar;

-os feixes fibrovasculares

-os feixes fibrosos do córtex que funcionam juntamente com os anteriores, como vasos de circulação.

Figura 1:estruturas do caule da cana

Extração do Caldo de cana

A extração do caldo da cana consiste no processo físico de separação da fibra (bagaço), sendo feito, fundamentalmente, por meio de dois processos: moagem ou difusão.

Na extração por moagem, a separação é feita por pressão mecânica dos rolos da moenda sobre o colchão de cana desfibrada. Na difusão, a separação é feita pela lavagem da sacarose absorvida ao colchão de cana. (ALCARDE,A.R.)

O colmo da cana constitui-se num reservatório onde é acumulada grande quantidade de sacarose. A taxa de acumulo de sacarose é maior durante a ultima fase do ciclo da cana quando a planta tem pequena taxa de crescimento devido o alcance da maturação.

A sacarose é um tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com