TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO PLANO DE NEGÓCIOS PARA RACE CAR AUTORAMA

Casos: RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO PLANO DE NEGÓCIOS PARA RACE CAR AUTORAMA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  8.899 Palavras (36 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

MAYNARA BARBOSA

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PLANO DE NEGÓCIOS PARA RACE CAR AUTORAMA

Palhoça

2010

MAYNARA BARBOSA

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PLANO DE NEGÓCIOS PARA RACE CAR AUTORAMA

Trabalho de Conclusão de Curso em Administração apresentado ao Curso Administração, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação nas disciplinas de TCC I e TCC II.

Orientador: Prof. Thiago Coelho Soares

Palhoça

2010

MAYNARA BARBOSA

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PLANO DE NEGÓCIOS PARA RACE CAR AUTORAMA

Este trabalho de Conclusão de Curso em Administração foi julgado adequado à obtenção do grau de Graduada em Administração e aprovada em sua forma final pelo Curso Superior de Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça, 24 de novembro de 2010.

______________________________________________________

Prof. Orientador Thiago Coelho Soares, Msc.

Universidade do Sul de Santa Catarina

______________________________________________________

Prof. Alex Fabiano Wehrle, Msc.

Universidade do Sul de Santa Catarina

______________________________________________________

Prof. Adriano Sérgio da Cunha, Esp.

Universidade do Sul de Santa Catarina

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, que se não fosse por sua imensa misericórdia, certamente não teria chego até aqui.

Aos meus pais, Reinaldo e Kátia, meu irmão Alan e a minha família, por estarem sempre ao meu lado durante todos os momentos da minha vida, pelo amor, compreensão e apoio incondicional.

Ao meu namorado, Gilberto, por fazer parte da minha vida, pelo carinho, companheirismo, incentivo, ajuda, paciência nas horas difíceis e por me fazer feliz. E também a sua família pela disposição em me ajudar.

Agradeço a Dra. Letícia M. R. Tinoco Mendes, pelas orientações e por sempre me receber com bom humor e atenção.

As minhas amigas, Vanilda Leordina Heerdt e Manuella Besen, que me incentivaram desde o início da caminhada e sempre torceram por mim.

Ao meu professor e orientador Thiago Coelho Soares, pelos conhecimentos e ensinamentos transmitidos e atenção.

E a todos que direta ou indiretamente fizeram ou fazem parte da minha vida e da minha história acadêmica.

Muito obrigada.

RESUMO

O presente relatório foi realizado com o objetivo de desenvolver um plano de negócios para a empresa Race Car Autorama localizada em São José/SC, afim de obter dados reais a respeito da viabilidade do empreendimento, sendo que, para isto, foram realizadas várias pesquisas, com o intuito de conseguir maior precisão das informações e dados coletados. Como a maioria das novas empresas, segundo estatísticas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), dura menos de um ano, fez-se necessária à elaboração deste plano de negócio, para que, através dele, se pudesse ter uma visão futura e ampla do negócio. Por meio deste se pode identificar os pontos fortes e fracos da Race Car Autorama em relação à concorrência e o ambiente de negócio em que atua; conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido, amenizando assim a empresa de grandes riscos. Por fim, o projeto foi estruturado com base em pesquisas literárias, conhecimento adquirido ao longo do curso e informações coletadas através das observações e entrevistas feitas e, sendo assim, pode-se verificar que a empresa teve a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Presente Líquido (VPL), indicadores econômicos e financeiros, negativos inviabilizando o negócio.

Palavras-chave: Plano de negócios. Empreendimento. Viabilidade.

ABSTRACT

The present report was carried through with the objective to develop a plan business-oriented for the company Race Car Autorama located in São José/SC, similar to get given real regarding the viability of the enterprise, being that, for this, some research had been carried through, with intention to obtain greater collected precision of the information and data. As the majority of the new companies, as statisticians of the Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), last less of one year, became necessary to the elaboration of this plan of business, so that, through it, if she could have a future and ample vision of the business. By means of this if it

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com