TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cance De Boca

Ensaios: Cance De Boca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 6

CANCER DE BOCA

Câncer de boca é um nome genérico que se dá para vários tipos de tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Eles podem se desenvolver nos lábios, língua, palato (céu da boca), gengiva, tonsilas palatinas (amígdalas) e glândulas salivares.

Inicialmente, o câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou no lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade de falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

O câncer de boca no Brasil encontra-se entre os

dez mais incidentes(THULER;REBELO,1999). Os diagnósticos dessa doença são feitos, na maioria das vezes, em fases avançadas(KOWALSKI;NISHIMOTO, 2000). Essa situação indica alguma falha no processo de atendimento ao paciente, uma vez que a doença pode ser prevenida ou diagnosticada em fases iniciais. O diagnóstico em fase inicial é favorecido pela loclização do câncer de boca. Mais de 50% dos casos são diagnósticados em estágios da doença(INCA,2003).

No Brasil, o câncer de boca é o 4º tipo de câncer mais frequente entre os homens e o 7º mais frequente entre as mulheres. A taxa de mortalidade nos homens é 4 vezes maior do que nas mulheres. nos ultimos 30 (trinta) anos, a incidencia do câncer de boca no Brasil tem aumentado. Muitos desses casos sao diagnosticados numa fase muito tardia, levando o perfil das ações de combate do câncer de boca.

O Que Causa Câncer de Boca?

Na maioria das vezes, o câncer de boca está associado a maus hábitos no estilo de vida. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca.

Além do alcoolismo e tabagismo, outros fatores de risco, incluem: hábitos alimentares, irritação crônica, agentes biológicos e radiação solar.

• Tabagismo. O fumo é um dos mais potentes agentes cancerígenos conhecidos. Das cerca de 4.700 substâncias tóxicas encontradas no tabaco e na sua fumaça, 60 apresentam ação carcinogênica comprovada. Além da ação das substâncias cancerígenas, a exposição contínua ao calor da combustão do cigarro potencializa as agressões sobre a mucosa bucal (a temperatura na ponta de um cigarro aceso varia de 835 a 884 graus centígrados). O uso de tabaco sem fumaça, que inclui o rapé e tabaco para mascar, também causa câncer bucal. Essa forma de consumo de tabaco permite que resíduos deixados entre a bochecha e a língua tenham um contato mais prolongado, favorecendo a ação das substâncias cancerígenas do tabaco sobre a mucosa bucal.

• Alcoolismo. Os mecanismos pelos quais as bebidas alcoólicas podem causar câncer ainda não são claros. No entanto, os especialistas acreditam que uma substância derivada do álcool, o acetaldeído, causa mutações genéticas nas células com as quais entra em contato. Além do câncer de boca, o consumo de álcool também causa câncer de faringe, laringe, esôfago, fígado e mama. O consumo de bebidas alcoólicas aumenta cerca de 9 vezes o risco de câncer da boca, e quando associado ao tabagismo esse risco torna-se 35 vezes maior

• Hábitos alimentares. Estudos revelam que deficiências nutricionais e alimentação inadequada funcionam como fontes de radicais livres - substâncias que causam danos às células, tornando-as mais vulneráveis ao desenvolvimento do câncer. Uma alimentação rica em gorduras, álcool ou pobre em proteínas, vitaminas (A, E, C, B2) e minerais (cálcio e selênio) é considerada um importante fator de risco. Verificou-se que, indivíduos que consomem bastante frutas cítricas e vegetais ricos em beta-caroteno, têm baixo risco de desenvolvimento de câncer da boca. O betacaroteno é encontrado principalmente na cenoura, mamão, abóbora, batata doce, couve e espinafre.

• Irritação crônica. A ação constante e prolongada sobre a mucosa bucal de próteses dentárias mal-ajustadas e de dentes quebrados ou restos dentários constituem, ao longo de anos, causas de lesões. Tais lesões podem favorecer o desenvolvimento do câncer da boca, por favorecer a ação de outros carcinógenos, principalmente o tabaco e o álcool. Para evitar o problema, todo portador de prótese móvel (dentaduras, pontes) deve ir ao dentista pelo menos

uma vez por ano.

• Agentes biológicos. Existem fortes indícios de que alguns vírus são indutores ou promotores do câncer de boca. São eles: vírus do papiloma humano (HPV), herpes tipo 6, citomegalovírus, vírus tipo “C” da hepatite, vírus de Epstein Barr e HTLV (vírus da leucemia e do linfoma “T” do ser humano). Além dos vírus, as lesões causadas pelo fungo Candida albicans em áreas irritadas por próteses mal-ajustadas representam, segundo alguns cientistas, condições ao desenvolvimento do câncer de boca.

• Radiação solar. A radiação solar não é ionizante, isto é, não possui a capacidade suficiente para deslocar elétrons e provocar ionizações ao longo da sua passagem pelo tecido vivo. Apesar disso, ela é capaz de, a longo prazo, produzir lesões de significativa importância biológica. A exposição repetida e excessiva ao sol (raios ultravioleta), por períodos superiores a 15 ou 30 anos, provoca alterações dos lábios capazes de evoluir para o câncer de boca, principalmente no lábio inferior. Pessoas de cor clara são as que apresentam o maior risco de desenvolver câncer do lábio inferior

Como Descobrir o Câncer de Boca no Início?

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com