TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização Do Marketing Boca A Boca Pelas Micro E Pequenas Empresas Com O Objetivo De Atingir O público Alvo.

Dissertações: A Utilização Do Marketing Boca A Boca Pelas Micro E Pequenas Empresas Com O Objetivo De Atingir O público Alvo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 6

A utilização do Marketing Boca a Boca pelas micro e pequenas empresas com o objetivo de atingir o público alvo.

Resumo

O caso descreve a abordagem utilizada pela empresa Monster Nerd Store no ano de 2011 objetivando atingir seu uma parcela maior do seu público alvo. Neste estudo é apresentado o método utilizado, as ações praticadas, suas origens e resultados. A pesquisa foi realizada de forma a colher informações e relatos que auxiliem no estudo mais aprofundado do tema.

palavras-chave: Marketing Boca a Boca, Nerd, Divulgação, Público Alvo.

Introdução

O estabelecimento conhecido pelo nome MONSTER NERD STORE se destina a venda de produtos voltados a um consumidor específico: O público NERD, que aprecia filmes, histórias em quadrinhos, super heróis, mangas, jogos de RPG (Role-playing game, "jogo de interpretação de personagens") e cardgames (jogos que utilizam cartas como objeto primário durante o desenrolar do jogo). Este tipo de consumidor é considerado inteligente e “obcecado” por atividades anti-sociais. Uma característica, que parece contraditória, desse tipo de consumidor é sua tendência de se unir em pequenos grupos de pessoas semelhantes, o que se justifica pelo fato de que seus interesses não são partilhados pela maioria da população.

A loja Nerd se encontra no centro de Cuiabá desde o início de seu funcionamento que data de dezembro de 2009 com um funcionário, o proprietário. Atualmente, conta com três sócios e um grupo de clientes que se mantém fiéis, além de promover eventos periódicos, praticar a venda de livros, quadrinhos, mangás (quadrinhos japoneses), jogos eletrônicos, bonecos e acessórios relacionados ao tema.

É a única loja do estado a comercializar esse tipo de material e a organizar eventos para a integração da comunidade. Desde sua criação, no entanto, todos os seus investimentos relacionados a marketing se voltaram a entender melhor o consumidor e a atender as suas necessidades, contando massivamente com a publicidade boca-a-boca.

Ação Estudada

Muito embora a loja apresentasse um blog para divulgação de eventos, chegada de novo material e de produtos, a publicidade realizada foi quase exclusivamente pelo marketing boca a boca. Deste modo a loja destinou o capital para melhorar a qualidade de seus produtos e de seu atendimento.

Objetivos

a) Atingir o Público alvo de forma eficaz e com baixo custo

b) Fidelizar potenciais consumidores atingidos por meio de serviços de qualidade, bom atendimento e customização do atendimento.

Caso

O proprietário da loja sempre foi um consumidor do segmento de mercado em que atua. Incomodado pelo fato de que na cidade de Cuiabá, mesma cidade onde localiza-se a, empresa, não havia nenhum empreendimento especializado, forçando-o a obter todos os produtos que gostava por meio do comércio eletrônico. Tal prática, no ponto de vista do proprietário, inviabilizava a socialização com outras pessoas que gostam dos mesmos produtos e o forçava a adquirir de empresas locais não especializadas que possuíam apenas produtos antigos, com grande tempo de reposição de estoque e um atendimento ruim (por desconhecimento ou preconceito).

Convicto de que haveria um público alvo, o qual era carente por diversidade de produtos, e de que seria capaz de atendê-lo concentrou esforços para conseguir o capital necessário para iniciar uma pequena empresa. Após alguns contratempos, a loja foi aberta perto da antiga escola técnica federal de mato grosso (local onde a cultura nerd se mantinha em pequenos grupos durante anos). No entanto, levar o conhecimento do novo empreendimento as pessoas foi um obstáculo a ser superado, pois não havia capital suficiente para a divulgação nos meio de comunicação de massa tradicionais (TV, Rádio, Jornais, Outdoors). Sem alternativa, a saída foi usar o poder da internet para divulgar a inauguração a seus amigos, que gostavam dos produtos que comercializava. Como ferramenta principal, utilizou-se um perfil no Facebook (rede social) e criou-se um blog para que os consumidores pudessem saber das novidades.

Essa estratégia, apesar de simples, mostrou-se eficiente, uma vez que os clientes passaram a visitar a loja e tornaram-se consumidores fiéis. Mais do que isso, as boas impressões, fizeram com que cada cliente comentasse com outros amigos de interesse comuns, levando-os até a loja.

Dado ao carisma do proprietário e a paixão que partilhava com seus clientes, os produtos vendidos na loja foram se adequando as exigências de cada um – apesar da dificuldade em lidar com os fornecedores. Nos dias atuais, com cerca de dois anos de funcionamento, a administração solitária tornou-se uma sociedade com três membros e passou a ocupar uma sala duas vezes maior do que alugavam inicialmente. Sedia eventos organizados junto com empresas multinacionais que fabricam os produtos comercializados como o D&D Game Day [Dungeons and Dragons é um jogo no qual os jogadores criam um personagem de fantasia heróica através de uma série contínua de aventuras, trabalhando em conjunto para derrotar monstros e outros desafios, fazendo crescer poder, glória e conquistas] todas as quartas-feiras, bem como eventos de iniciativa própria como os torneio de MAGIC: The Gathering ™ [jogos de cartas colecionais, as quais são utilizadas em batalhas por jogadores que, de acordo com as características de cada baralho, tenta vencer o oponente] aos finais de semana.

Uma das ações mais bem sucedidas após a inauguração da empresa foi a utilização das redes sociais para divulgação de evento realizado em comemoração ao “Dia do Orgulho Nerd” [25 de maio], no qual a loja recebeu um público superior ao esperado. Foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com