TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Candidíase

Projeto de pesquisa: Candidíase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

Candidíase

A candidíase é uma infecção por fungos da membrana mucosa da boca e da língua.

Causas:

A candidíase é causada por formas de um fungo chamado Candida. Uma pequena quantidade desses fungos vive na sua boca a maior parte do tempo. Geralmente ela é controlada pelo sistema imunológico e outros tipos de germes que também vivem normalmente na boca. Porém, quando o sistema imunológico está enfraquecido, o fungo pode crescer, provocando feridas (lesões) na boca e na língua. Os seguintes fatores podem aumentar as chances de contrair candidíase:

Tomar medicamentos esteroides; Ter AIDS ou uma infecção por HIV; Receber quimioterapia para câncer ou drogas para suprimir o sistema imunológico depois de um transplante de órgão; Ser muito idoso ou muito jovem; Estar com a saúde debilitada.

As pessoas que têm diabetes e tiveram níveis altos de glicose no sangue têm maior probabilidade de ter candidíase oral porque o açúcar em excesso na saliva atua como um alimento para a Candida. Tomar altas doses de antibióticos ou tomar antibióticos por muito tempo também aumenta o risco de candidíase oral. As pessoas com próteses dentárias que não encaixam direito também têm maior probabilidade de ter candidíase.

Exames:

Um médico ou dentista quase sempre pode diagnosticar a candidíase observando a boca e a língua. Essas lesões fúngicas têm uma aparência característica. Se não estiver completamente claro, poderá ser feito um dos seguintes exames para detectar organismos de Candida:

Exame microscópico de esfregaço da boca; Cultura de lesões na boca.

Sintomas:

A candidíase aparece como lesões aveludadas e esbranquiçadas na boca e na língua. Sob esse material esbranquiçado, há tecido vermelho que pode sangrar facilmente. As lesões podem aumentar lentamente em número e tamanho.

Tratamento:

Se desenvolver um caso moderado de candidíase depois de tomar antibióticos, uma possível solução é consumir iogurte ou usar cápsulas de Lactobacillus acidophilus de venda livre.

Usar uma escova macia e enxágue a boca com uma solução de água oxigenada diluída a 3% várias vezes ao dia.

O controle dos níveis de glicemia em pessoas diabéticas pode ser o suficiente para eliminar a candidíase.

Pode ser feita a prescrição de um enxaguatório bucal antifúngico (nistatina) ou pastilhas (clotrimazol) se tiver um caso grave de candidíase ou um sistema imunológico debilitado. Esses produtos normalmente são utilizados durante 5 a 10 dias. Se não funcionarem, outros medicamentos podem ser receitados.

Se a infecção tiver se propagado por todo o corpo ou se você tiver HIV/AIDS, poderão ser usados medicamentos mais fortes como o fluconazol (Diflucan) ou o cetoconazol (Nizoral).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com