TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da colecistectomia

Ensaio: Características da colecistectomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Ensaio  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

Colecistectomia

É a retirada cirúrgica da vesícula biliar. Apesar do desenvolvimento de técnicas não cirúrgicas, ela é o melhor e mais comum método de se tratar a colelitíase sintomática, embora existam outras razões pela qual a cirurgia deva ser realizada. As opções cirúrgicas incluem o procedimento padrão, chamado de colecistectomia laparoscópica, e um método mais invasivo e mais antigo, chamado de colecistectomia convencional.

Como é a retirada da vesícula biliar?

Com a cirurgia tradicional, a vesícula biliar é removida através de uma incisão (corte) no abdome. O corte é feito logo abaixo das costelas do lado direito e vai até um pouco abaixo de sua cintura. Isso é chamado de colecistectomia aberta.

Uma outra maneira de remover a vesícula biliar é chamado de colecistectomia laparoscópica. Com esta cirurgia, um laparoscópio (um tubo fino com um pequeno aparelho na ponta do mesmo que é usado para ver o interior do seu corpo) é usado para remover a vesícula biliar. Várias pequenas incisões são usadas em vez de uma grande incisão.

Como um laparoscópico é usado para remover a vesícula biliar?

O laparoscópio é colocado no corpo do paciente através de um pequeno corte feito logo abaixo do umbigo. O médico pode então ver sua vesícula biliar em uma tela de TV e fazer a cirurgia com instrumentos inseridos em outros 3 pequenos cortes feitos na parte superior direita do abdome. A vesícula biliar é então retirada por uma das incisões

Indicações:

A colecistectomia geralmente é indicada pela presença de cálculos dentro da vesícula biliar causando colecistite aguda ou crônica, porém pode ser indicada também por colecistite alitiásica, por pólipos da vesícula biliar, por neoplasias, dismotilidade vesicular sintomática, como parte de outros procedimentos cirúrgico.

Quem não deve se submeter a este tipo de cirurgia?

Se a pessoa já sofreu uma cirurgia em torno da vesícula biliar antes, se tem a tendência de sangrar muito, ou se tiver qualquer problema que tornaria difícil para o médico ver a vesícula biliar, uma cirurgia aberta pode ser melhor para você. O médico irá decidir qual o tipo de cirurgia é adequado para cada caso.

Pré-operatório

Consiste em jejum de 12horas antes do procedimento cirúrgico e um bom banho.O pré-operatório dos pacientes que vão ser submetidos a uma colecistectomia não difere, em essência, do pré-operatório de outras operações abdominais. Prescreve-se no pré-operatório imediato, jejum da via oral, em media por 8 horas, clister glicerinado de 1000 ml por via retal, podendo o mesmo ser dispensado; e sedação pré-anestésica, com o objetivo de tranquilizar o paciente. Outras medida, tais como hidratação parenteral e profilaxia de tromboembolismo pulmonar, variam para cada paciente, não havendo indicação para o uso rotineiro de antibioticoprofilaxia.atualmente,e pratica comum a hospitalização do doente no mesmo dia da operação, oque obriga a realização do pré-operatório em regime ambulatorial, inclusive a avaliação anestesiologica.

Pós-operatório

O pós-operatório das colecistectomias consiste basicamente em prevenir,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com