TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características e complicações de crianças com sobrepeso

Tese: Características e complicações de crianças com sobrepeso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Tese  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Características e complicações da criança com excesso de peso:

° Articulares: Maior pré-disposição a artroses e osteoartrite. O trauma nas articulações é provocado pelo excesso de peso, trazendo complicações ortopédicas, sendo que as articulações dos joelhos são as mais prejudicadas.

° Cardiovasculares: Hipertensão arterial, sistêmica e hipertrofia cardíaca e maior riacho para arteriorclerose.

° Crescimento: Idade óssea acelerada, aumento da altura e menarca precoce.

° Cutâneas: Maior pré-disposição á micoses, dermatites e piodermites, estrias, fragilidade da pele nas regiões das dobras e acantose nigricans com escurecimento da pele nas axilas e no pescoço, são alterações dermatológicas mais comumente encontradas na obesidade infantil.

° Endócrino: Metabólicas, maior pré-disposição ao diabetes do tipo II, sendo esta a mais importante doença crônica associada a obesidade hipertrigliceridemia, dispidemia como o hipercolesterolemia.

° Gastrintestinais: Aumento da frequência de litíase biliar, esteatose hepática e estetohepatite.

° Psicossociais: Discriminação por parte das demais crianças, causando isolamento social, diminuição da auto estima, depressão e distorção da imagem corporal.

° Respiratória: Apnéia de sono, asma e intolerância a exercícios físicos, aumento do esforço respiratório, infecções, diminuição da reserva funcional, diminuição da eficiência muscular e microestasias.

Assistência da enfermagem na prevenção:

Na assistência do enfermeiro á criança, é muito importante a realização de ações como: vigilância do crescimento e desenvolvimento, orientação alimentar, trabalhar com os pais na prevenção de doenças imunoprevisíveis, encaminhamento para a atenção psicossocial e pedagógica, ressaltar com os pais ou responsáveis medidas para a prevenção de acidentes, bem como conquistar a confiança e a colaboração da família para que desta forma não desistam do tratamento á doença.

Conclusão:

Ao termino deste trabalho, constatamos o aumento absurdo de crianças obesas de alguns anos para cá. Sem chegar ao fim do tratamento, grande parte das crianças com esse problema, entram na adolescência e idade adulta ainda acima do peso. O acesso a alimentos rápidos, industrializados e fast-foods, contribuem muito para com esse problema. Além disso tudo, ainda tem os maus hábitos alimentares e vida sedentária desde a infância até a idade adulta. A era dos computadores, vídeo games e celulares, tirou completamente a vida ativa que as crianças de hoje em dia deveriam ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com