TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Sustentável

Pesquisas Acadêmicas: Casa Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  9.575 Palavras (39 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 39

ETEC PROF. DR. JOSÉ DAGNONI

ENSINO MÉDIO

Lucas Milano de Oliveira

Wellington Dantas Gonçalves

CASA AUTO-SUSTENTÁVEL

SANTA BÁRBARA D’OESTE

2013

LUCAS MILANO DE OLIVEIRA

WELLINGTON DANTAS GONÇALVES

CASA AUTO-SUSTENTÁVEL

Trabalho apresentado como exigência para aprovação no componente curricular “Projeto Técnico Científico”, da ETEC Prof. Dr. José Dagnoni.

Orientadoras: Ana Cláudia Montemor e Ester de Souza Menezes.

SANTA BÁRBARA D’OESTE

2013

DEDICATÓRIA

A ETEC “Prof. Dr. José Dagnoni”, a todo o seu corpo de Direção e Administrativo.

As nossas famílias que nos momentos de nossa ausência dedicados ao projeto, sempre fizeram entender que o futuro é feito a partir da constante dedicação no presente.

Aos nossos amigos e amigas, nossa segunda família, que fortaleceram os laços de igualdade, num ambiente fraterno e respeitoso.

Por final, a aquele, que permitiu-nos tudo isso, ao longo de toda a nossa vida, e, não somente neste ano de estudante, ao meu Deus, obrigado, reconheço cada vez mais em todos os momentos que o Senhor é o maior mestre, que uma pessoa pode conhecer e reconhecer.

AGRADECIMENTOS

As orientadoras Ana Cláudia Montemor e Ester de Souza Menezes, por ter nos auxiliados no desenvolvimento do projeto.

Aos alunos Fabio Gonçalves, Renan Paulo Aranha e Washington Dantas Gonçalves, que contribuíram com a pesquisa principalmente na área das placas fotovoltaicas.

Ao Professor Leandro Zapelini de Oliveira, professor de Física, que nos auxiliou no desenvolvimento do projeto, e forneceu-nos placas fotovoltaicas.

Ao Bibliotecário Marcelo, por ter colaborado no projeto de pesquisa, sugerindo fontes para a melhor elaboração de nosso trabalho.

Ao Cláudio Aparecido Milano, João Batista Ferreira de Oliveira, Valdinei Milano e Valdir Aparecido Milano, que nos ajudou na construção da maquete da casa sustentável.

Aos Professores da escola, razão de ser de nosso trabalho.

Ao Renan Costa, responsável pela filmagem e divulgação da maquete.

A Digitall Art, que forneceu o banner.

Ao jornal Diário de Santa Bárbara, por divulgar o nosso projeto.

"Se você tem metas para um ano. Plante arroz

Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore

Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança

Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.”

Confúcio.

RESUMO

Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, este trabalho apresenta algumas maneiras das pessoas contribuírem de forma positiva para o meio ambiente, preservando-o e deixando em uma melhor situação para as próximas gerações. São maneiras dentro de um cenário mundial, simples, mas de grande importância para a questão ambiental. Os resultados apontaram uma grande falta de conscientização das pessoas na hora de colocar a sustentabilidade em prática, principalmente dos jovens, que apesar de ter o conhecimento sobre o assunto, não sabem fazer o uso adequado da mesma. Outro problema é a falta do compartilhamento de informações com os adultos que em sua maioria não sabem definir o significado de sustentabilidade e nem o que é fontes renováveis, porém utilizam meios sustentáveis em porcentagem maior do que os jovens. Durante o projeto foi comprovado que os brasileiros não investem em fontes renováveis pelo elevado custo, principalmente por ser uma tecnologia importada. Mas não é possível que um país como o Brasil que tem sol praticamente em todo o ano, tenha dificuldades para se implantar projetos fotovoltaicos. Talvez fosse bem mais interessante para a população, que ao invés de construir usinas hidrelétricas como a de Belo Monte, que está tendo sua obra bastante questionada, investisse em energia solar. Além disso, a diversas regiões em que a energia eólica também poderia ser utilizada pelo fato de ser uma fonte renovável. Mas, dificilmente isso irá acontecer, pois no meio disso tudo está envolvido conflitos políticos, nos quais são colocados na frente de qualquer cidadão. Foi construída uma maquete de casa auto-sustentável utilizando fontes renováveis, no qual foram utilizadas placas fotovoltaicas, convertendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com