TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos de abortos disputados no Brasil

Artigo: Casos de abortos disputados no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  Artigo  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2

Desde muito tempo, o polêmico tema do aborto tem sido alvo de grandes discussões no mundo inteiro. No Brasil, a lei do aborto demorou anos para ser totalmente formada, isto é, foram sempre mudando os casos possíveis de aborto até que se chegou a um acordo. No entanto, continua causando polêmica.

O aborto induzido pode ocorrer de duas formas: pela ingestão de medicamentos ou por métodos mecânicos. E, de acordo com a lei brasileira, só é permitido o aborto em casos de estupro, risco para a mãe ou defeitos no feto, como por exemplo, de um anencéfalo (feto sem cérebro). Mas a Igreja acredita que, mesmo dentro da barriga da mãe, o feto já pode ser considerado um ser vivo e, como para todo ser humano, é crime matá-lo.

Um caso famoso de aborto polêmico ocorrido no Brasil foi o de uma menina de nove anos que ficou grávida de gêmeos do padrasto. Ele a abusou sexualmente durante vários anos, mas a mãe e os médicos que ajudaram a menina a abortar foram excomungados pela Igreja – porém a menina não foi penalizada devido a sua idade.

De acordo com os médicos, a menina se enquadrava na lei brasileira, pois havia sido estuprada e corria riscos na gravidez. Já o arcebispo de Olinda e Recife, José Carlos Sobrinho, disse que a lei de Deus está acima de qualquer lei humana.

Apesar de ter o direito de questionar e apoiar seus dogmas, até que ponto a Igreja pode interferir na vida de seus seguidores e no seu direito de livre arbítrio?

Outro motivo para tanta polêmica é o argumento, a favor da legalização, que afirma que a mulher deve ter o direito de escolher se irá ou não realizar o aborto, independente da situação. Existem vários casos de mulheres que realizam abortos em clínicas clandestinas e assim colocam sua saúde em risco. Com a legalização, essas mulheres poderiam realizar o procedimento em hospitais e clínicas especializados e com uma alta qualidade sem colocar sua saúde em risco.

Porém isso pode gerar diversos problemas. Grande parte da população brasileira não tem instrução suficiente e sabendo que o aborto é uma opção legal, muitos deixarão de se preocupar com o uso de preservativos alegando que se algo acontecer, é só fazer um aborto. Com isso o número de DST aumentaria significantemente.

Portanto a legalização do aborto não é algo tão simples de ser resolvido. Um bom começo, para no futuro tentar um possível acordo, seria um efetivo programa de instrução sexual para todo o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com