TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como acontecem a incidência de casos de aborto no Brasil e suas causas

Trabalho acadêmico: Como acontecem a incidência de casos de aborto no Brasil e suas causas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 10

D

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

Instituto de Ensino Superior Cenecista

Direito

Pesquisa de Iniciação Científica

LORENA FERREIRA DE SOUZA

ABORTO

Unaí – MG

04/ 2014

Instituto de Ensino Superior Cenecista

LORENA FERREIRA DE SOUZA

ABORTO

Professor Orientador Mestre; Helen Danyane S. C de Souza

Unaí – MG

04 / 2014

1 INTRODUÇÃO

O tema que vem gerando grande polêmica nos últimos anos é o aborto. Dentre pesquisas foi observada que a maioria dos países desenvolvidos permite o aborto para salvar a vida das gestantes, preservando sua saúde física ou mental, quando essa gravidez resultar de estupro ou incesto,a maioria dos abortos é realizada de modo clandestino, com isso oferece grandes riscos à saúde da mulher, o que contribuiu para o alto índice de mortalidade materna. O código penal de 1940 no Brasil estabelece que, o aborto feito por médicos especialistas, não deve ser punido, quando não existir outro meio de salvar a vida da gestante, ou quando a gravidez resultar de estupro. Dados revelam que só em 2005 no Brasil, a estimativa de aborto ilegal foi de (1.054.242). Com aborto feito em hospitais, às mulheres devem passar por vários obstáculos para interromper essa gestação, então devido a esses fatores burocráticos as mulheres preferem recorrer ao aborto clandestino. A lei brasileira tenta mobilizar os serviços públicos de saúde para o atendimento ao aborto, mas a grande necessidade que vem se apresentando é a necessidade desse serviço, de lidar com os casos de anomalias fetais incompatíveis com a vida. Mais ainda não é possível amenizar casos decorrentes desse diagnóstico.

“”Os maiores índices de aborto que tivemos no Brasil e grandes regiões ocorreram em (1992-2005) o maior risco de aborto ocorreu na região nordeste e Sudeste , em 1992, eram equivalentes a 43% dos nascimentos vivos, mostrando que uma elevada proporção de gravidez indesejada leva estas mulheres a recorrerem ao aborto. E ocorrem com mulheres de 15 a 49 anos, essas idades são as que mais ocorrem os abortos.’’

1.1 Problema

Como acontecem a incidência de casos de aborto no Brasil e suas causas?

1.2 Objetivo Geral

• Investigar o porquê do aumento do índice de aborto nos dias atuais.

1.3 Objetivos Específicos

• Nessa pesquisa mostram o número de abortos induzidos no Brasil, os anos que ocorreram esse fato, e as idades que mais predominavam.

• Promover e imobilizar a atenção pessoal humanizada, incluindo a assistência ao abortamento, mostrar para as mulheres e adolescentes a preocupação e reconhecer a gravidade dos riscos associados ao aborto.

• Pesquisar as internações por abortamento, e investigar o número de mulheres que teve um aborto e teve que ser hospitalizadas em conseqüências de complicações do aborto

1.4 Justificativa

Quando questionam sobre esse assunto na vida em sociedade, pessoal ou acadêmica logo podem perceber, que existe muito preconceito com quem já praticou o aborto clandestino, talvez optasse por esse lado porque tinha uma gestação sofrida, e não eram informadas, ou não procuravam informações que podiam fazer um aborto legal com especialistas, e assim talvez não fosse tão julgada pela sociedade. Por isso deve considerar sim as opiniões que foram realizadas na pesquisa e concluir que não deve interferir a religião como opinião na pesquisa, pois a opinião religiosa é claro que não deve retirar esse feto de maneira alguma, mas pensando por outro lado não devem julgar quem aborta, porque a mulher que praticou o aborto pode ser aquela se encaixa nos requisitos de quem deve abortar. Claro desde que seja legalizado.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A cada ano aproximadamente 210 milhões de mulheres ficam grávidas no mundo , das quais 132 milhões irão ter filhos nascidos vivos. Porém, milhões de gravidezes não são planejadas. Algumas são levadas até o fim outras são interrompidas por aborto espontâneo ou induzido. O presente referencial teórico aborda essa questão de acordo com pesquisas desenvolvidas pelos autores: Mário Francisco Giani Monteiro (2005), Leila Adesse (2005), Maria Lucia Lebrão (1995), Jorge Cruz (1992) e Zilda Arns (1934), Allan Guttmacher Institute (1991), Código Penal (1940), e algumas informações do Ministério da Saúde (1983)

2.1 Estimativas de abortos induzidos no Brasil.

Segundo Institute (1991) a estimativa para o Brasil de abortos induzidos em 1992 foi de 1.455.283. Após 1992 há uma redução rápida, passando para 1.066.993 em 1996, correspondendo a uma diminuição de 38% no número de abortamentos induzidos em quatro anos.

“Dados que foram pesquisados em 2005, revela no Brasil, a estimativa de aborto ilegal foi de (1.054.242). Com aborto feito em hospitais, às mulheres devem passar por vários obstáculos para interromper essa gestação, então devido a esses fatores burocráticos as mulheres preferem recorrer ao aborto clandestino. A lei brasileira tenta mobilizar os serviços públicos de saúde para o atendimento ao aborto, mas a grande necessidade que vem se apresentando é a necessidade desse serviço, de lidar com os casos de anomalias fetais incompatíveis com a vida. Mais ainda não é possível amenizar casos decorrentes desse diagnóstico. ’’

Se comparar o número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com