TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celula Eucariotica

Exames: Celula Eucariotica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

A célula é a unidade fundamental da vida, ela é capaz de sintetizar componentes, crescer e multiplicar-se. Todos os seres vivos são formados desta unidade, desde os mais simples como uma bactéria até os mais complexos como os animais e plantas.

As células são divididas de acordo com sua organização estrutural, sendo as procarióticas com pobreza de membranas e muito simples, e as eucarióticas com riqueza de membranas e muito mais complexas.

Os organismos formados por células procarióticas designam-se por procariontes, agrupam-se no Reino Monera e são conhecidos pela designação geral de bactérias.

As bactérias apresentam uma enorme variedade de formas e dimensões. Podem apresentar uma enorme variedade de formas e dimensões. Podem ainda viver isoladas ou forma colônias de células mantidas agregadas depois de se dividirem.

2 OBJETIVOS

Conhecer a morfologia de procariotos e sua organização.

3 MATERIAL E MÉTODOS

Com o auxílio de uma pipeta, depositou-se uma gota de iogurte natural sobre uma lâmina ao qual foram adicionadas duas gotas de água e homogeneizado com um palito de dente.

Utilizando uma lamparina, foi iniciada a fixação do material através do calor.

Após a fixação, adicionou-se o corante cristal de violeta por toda a superfície do fixado, aguardando um minuto. A seguir, o excesso de corante foi escorrido e enxaguado com solução de álcool 70%: acetona 30% até que não restasse mais corante.

O procedimento foi repetido com o corante lugol e com fucsina fenicada. Após a ultima coloração, com o corante fucsina fenicada, enxaguou-se com água corrente até o corante não sair mais e, em seguida, secado a temperatura ambiente.

Iniciou-se a focalização com as objetivas de 4, 10, 40, e 1.000x.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a focalização da lâmina, com o aumento de 1.000x, foi possível a observação de formas de bactérias presentes no iogurte natural. As formas visualizadas são formas esféricas, podendo viver isoladas ou em grupos recebendo o nome de cocos e diplococos (de acordo com figura 01.)

Figura 01. Bactérias encontradas no iogurte natural: coco e diplococos.

Objetiva : 1.000x.

As bactérias contidas no iogurte são responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e também evitam o crescimento de microorganismos indesejáveis que causam doenças.

Para melhor desenvolverem as funções de nutrição e proteção, as bactérias podem apresentar-se em agrupamentos celulares (colônias). Os agrupamentos feitos por cocos podem ser aos pares (diplococos), em forma de cadeias (estreptococos), de cacho de uva (estafilococos), e em forma de cubo (sarcinas). No iogurte em sua maioria são encontradas bactérias da espécie S. thermophilus agrupadas em forma de cadeia (estreptococos), mas também os cocos podem aparecer sozinhos.

A técnica utilizada para visualizar bactérias é a Técnica da coloração de Gram. Esta técnica é usada para classificar as bactérias em relação à forma, tamanho, morfologia celular e propriedade tintorial. O método de Gram se baseia no fato de que quando certas bactérias são coradas pelo o cristal violeta (corante azul)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com