TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerebral

Resenha: Cerebral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

Um homem de aproximadamente 75 anos, 1,80m, 70 kg, foi levado a um hospital público por uma ambulância. Uma hora antes de chegar, ele foi encontrado caído numa viela erma, que liga duas ruas centrais e muito movimentadas da cidade. Não portava documentos e suas roupas estavam limpas.

O diagnóstico foi um severo acidente vascular cerebral.

O homem ficou deitado numa maca num dos corredores do hospital, uma vez que este estava muito lotado e não havia leitos para servir a todos os pacientes.

Um atendente do hospital, passando pela terceira vez diante da maca na qual se encontrava o homem, resolveu intervir e conseguiu liberar um leito para o idoso. Fez isso, conversando com médicos, enfermeiros e descobrindo que dois pacientes do Setor de Emergência poderiam ter alta. Assim foi feito.

O doente ficou internado por um mês. Não falava e perdeu todos os movimentos do lado esquerdo do corpo. Sua comunicação era quase inexistente, poucos resmungos sem qualquer direcionamento. Apesar da insistência da fisioterapeuta - chefe desse setor do hospital - não permitiram atuação da equipe de fisioterapia durante a internação.

Como não fora localizada família ou amigos, o senhor foi enviado para uma casa de idosos.

Lá, apesar do tratamento educado e generoso dos funcionários e demais colaboradores, não havia profissionais da saúde disponíveis, a não ser um médico que por lá passava a cada semana.

Ao lado dessa Casa de Repouso, havia uma faculdade. Um grupo de alunos do Curso de Fisioterapia decidiu – sob a supervisão do Coordenador do Curso – prestar serviços voluntários às pessoas internadas no Asilo. Convidaram, para tanto, quatro fisioterapeutas profissionais para sempre acompanhá-los. Assim foi feito.

Conhecendo o histórico do senhor ali internado, os fisioterapeutas e os estudantes iniciaram tratamento com ele. O tempo foi passando e o senhor foi melhorando, de modo que conseguia exprimir por gestos tímidos e resmungos alguns desejos como: "segure minha mão", "vamos ali", "não".

Os profissionais e os estudantes estavam muito felizes. Porém, o parecer médico não confirmava se realmente o senhor tinha consciência do que fazia.

Um dos fisioterapeutas, então, ousou. Iniciou, sem conhecimento dos demais, um tratamento inovador e sem eficácia comprovada com o idoso. O profissional vinha até o asilo em horários diferentes dos demais colegas. Com a equipe, aos poucos, deixou de vir, alegando outros compromissos.

A equipe, após quarenta dias, começou a perceber diferenças de comportamento no senhor que era atendido: seus movimentos estavam melhores, passou a dormir melhor, porém, demonstrava medo quando iniciavam o trabalho, sua expressão verbal foi reduzida e estava mais acanhado.

Estranhando tais atitudes, a Equipe procurou informações com os responsáveis pelo Asilo e descobriram que o colega que havia deixado a Equipe estava vindo sozinho para realizar suas atividades. O colega foi procurado e questionado sobre o que fazia e relatou que estava testando no idoso, com sucesso, novas técnicas fisioterápicas que, apesar da dor que geravam, eram eficazes. Acrescentou também que não precisava da autorização da equipe para realizar seu trabalho aonde quer que fosse, muito menos no Asilo, onde o realizava de forma voluntária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com