TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinamaldeido

Trabalho Escolar: Cinamaldeido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  2.562 Visualizações

Página 1 de 2

Cinamaldeído

O cinamaldeído é uma molécula orgânica presente no óleo essencial da canela e responsável pelo seu sabor e aroma. É um líquido viscoso e de cor amarelo pálida que ocorre naturalmente na casca das árvores da canela e também em outras espécies do gênero Cinnamomum. O óleo essencial das cascas da canela possui cerca de 70% de cinamaldeído. Não é uma substância tóxica, mas pode irritar a pele se ficar em contato por muito tempo.

O cinamaldeído foi isolado inicialmente do óleo essencial de canela em 1834 por Dumas e Peligot, e sintetizado em laboratório por Chiozza em 1854. Apesar de existirem diferentes métodos para sintetizar o cinamaldeído em laboratório, o processo mais econômico é a destilação das cascas da canela por arraste a vapor. Nesta técnica, o vapor de água é formado em um recipiente aquecido e passado continuamente sobre o balão de destilação, também aquecido, contendo água e cascas da canela. Esse vapor de água irá carrear o óleo essencial formado, que depois de condensar no tubo de vidro conhecido como condensador, é recolhido em um frasco. Como o óleo e a água são imiscíveis, eles podem ser facilmente separados.

Polaridade da molécula: apolar

Grupos funcionais: anel benzeno e aldeído

Formula molecular: C9H8O

Formula estrutural:

Massa Molar: 132,16 g / mol

Aparência: Óleo amarelo

Odor: pungente, canela -like

Densidade: 1,0497 g / mL

Ponto de fusão: -7,5 ° C (18,5 ° F; 265,6 K)

Ponto de ebulição: 248 ° C (478 ° F; 521 K)

Solubilidade em água: Ligeiramente solúvel

Solubilidade: solúvel em éter, clorofórmio insolúvel em éter de petróleo miscível com o álcool, óleos.

É uma molécula hidrofóbica, as propriedades física que influenciam a molécula forças de London ou dispersão de London

A aplicação mais óbvia do cinamaldeído é a de aromatizante de certos produtos alimentícios, como gelados, pastilhas elásticas, doces e bebidas (como café, ou chá) Também é utilizado em perfumes, nomeadamente nos perfumes que possuem um aroma doce ou frutado.

O cinamaldeido pode ser usado como fungicida, sendo, por norma, aplicado nos sistemas radiculares das plantas. Também é um inseticida eficaz, nomeadamente contra as larvas de mosquitos.

O aldeído cinâmico pode ser usado como agente antimicrobiano. Investigadores da Universidade de Illinois, Chicago, descobriram que este previne o desenvolvimento de bactérias na cavidade oral com uma eficiência superior a 50%.

Além disso, estudos recentes demonstraram que o cinamaldeído apresenta alguma atividade anticancerígena, observada em cultura de células e em modelos animais de doenças. Evidenciou-se alguma inibição na proliferação, invasão e crescimento tumoral em roedores infectados com melanoma humano. No entanto, apenas doses elevadas é que surtiram efeito, doses essas não alcançáveis através de ingestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com