TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cite Exemplos Em Que A Contração Muscular Afeta O Movimento De Estruturas Do Corpo Humano.

Casos: Cite Exemplos Em Que A Contração Muscular Afeta O Movimento De Estruturas Do Corpo Humano.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  15.656 Visualizações

Página 1 de 2

Perguntas:

1-Cite exemplos em que a contração muscular afeta o movimento de estruturas do corpo humano.

2- O que é Agonista, Antagonista e Sinergista?

O músculo agonista ou motor principal consiste em um músculo ou grupo de músculos responsável por um certo movimento. O músculo bíceps braquial e o braquial, por exemplo, são agonistas na flexão do antebraço ao nível do cotovelo.

O músculo antagonista são os músculos que se opõe ao movimento produzido por outro músculo ou grupo de músculos. O tríceps braquial, por exemplo, é o antagonista dos músculos flexores do antebraço e é agonista na extensão do antebraço. As ações musculares antagônicas determinam uma função equilibrada e um movimento harmônico (antagonismo cooperador).

Sinergista evitam os movimentos não desejados nas articulações intermediárias atravessadas pelos agonistas (exemplificados pelas ações principais e acessórias) (CAMPOSCOLICIGNO, 2008).

3- O músculo realiza funções principais, quantas são e quais são?

Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.

Estabilização das Posições Corporais: As contrações dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.

Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.

Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.

Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal (GRAY, 1977)

4- O que é miofibrila?

As miofibrilas são organelas cilíndricas dispostas em feixes longitudinais que preenchem quase totalmente o citoplasma das células musculares, em contato com as extremidades do sarcolema (a membrana celular destas células) e são responsáveis pela sua contratibilidade.Cada fibra muscular individual contém entre várias centenas e vários milhares de miofibrilas. Estas são os elementos contráteis dos músculos esqueléticos.As miofibrilas são formadas por feixes de miofilamentos (também chamados miômeros ou sarcômeros) de dois tipos:Filamentos Finos, constituídos principalmente por actina enrolada em filamentos de nebulina;Filamentos Grossos, constituídos principalmente por miosina ligada a filamentos de titina (DANGELO & FATTINI, 1988)

5- O que é Fácia e qual sua função?

Fáscia são extensões do tecido conjuntivo intersticial do sistema muscular envolvendo cada músculo ou grupos de músculos. Elas mantêm os músculos em posição, mesmo durante a contração, servem como origem ou inserção para eles, constituem retináculos e fitas especializadas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com