TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicomotricidade Pesquisa e Intervenção do Movimento do Corpo Humano

Por:   •  23/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é uma área de estudo, pesquisa e intervenção do movimento do corpo humano como mediador entre o mundo interno e o mundo externo do ser humano. Ou seja, essa ciência busca entender os aspectos emocionais, cognitivos e motores do corpo humano. Para entender melhor a palavra vamos explicar ela por partes: Psi se refere aos aspectos emocionais, aos sentimentos, à afetividade, às emoções. O Co: se refere aos aspectos cognitivos, que é a parte que processa todas as informações da atenção, da concentração, da memória, dos aspectos sequenciais, da audição, da visão, ou seja, é onde se trabalha todo processamento de aprendizagem. É por meio da cognição é que são processadas as informações no cérebro. O motric é a parte que está relacionada ao movimento do corpo, que é o foco que trabalha toda parte de esquema corporal e lateralidade. Ao se trabalhar a área motora, está se trabalhando também o desenvolvimento mental.  E Idade se refere às etapas de vida. Juntando tudo isso em uma só palavra temos o que é o conceito de PSICOMOTRICIDADE. Então psicomotricidade, é o que? É uma ciência que busca entender os aspectos emocionais, cognitivos e motores das diversas etapas da vida do ser humano.

 Na área pedagógica, a psicomotricidade é uma prática que tem como objetivo trabalhar as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócias motoras, que contribuem para o desenvolvimento integral da criança no processo de aprendizagem. Trabalhar as habilidades motoras e cognitivas é importante por que através delas é possível verificar se a idade cronológica corresponde à idade motora da criança e se existe algum tipo de deficiência, e é possível a partir dessa avaliação fazer um plano pedagógico na educação das crianças. Ao se trabalhar as habilidades psicomotoras, a criança passa a ter percepção do mundo que a cerca, e aprende a tomar consciência de si mesma. Também aprimora o seu desenvolvimento mental que engloba a cognição, a linguagem, a memória, a atenção e a percepção.

 Os benefícios da psicomotricidade na educação infantil são muito importantes, porque ela ajuda a criança na alfabetização, permitindo a formação do equilíbrio na escrita, na noção de espaço no caderno, desenvolvendo assim a análise-síntese que é o processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

A dica para se promover o desenvolvimento psicomotor em ambientes educacionais é trabalhar a coordenação motora ampla, através de brinquedos e jogos, o correr, o saltar, o equilíbrio, assim eles descobrem o espaço que eles ocupam dentro do mundo em que vivem. Outra coisa importante é o relacionamento que a criança tem com os colegas, as regras, os jogos em equipe, isso tudo é importante para desenvolver a auto regulação da criança para que ela construa novas bases para uma boa identidade.

Através do movimento do corpo ela desenvolve o controle motor, a percepção corporal, a lateralidade, a organização de espaço, o ritmo, a auto regulação e a análise e a síntese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com