TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citologia

Pesquisas Acadêmicas: Citologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

SETOR DE CITOLOGIA

Introdução

No setor de citologia são realizados exames de urianálise, espermograma, dos líquidos cavitários e líquidos articulares.

Uranálise é a análise da urina com fins de diagnóstico ou prognóstico de estados fisilógicos ou patológicos. Consiste em uma subespecialidade da Patologia clínica. A análise da urina é um dos métodos mais comuns de diagnóstico médico. Já no tempo deGaleno (século II DC) se praticava a uroscopia, que consistia na prática de se examinar a urina de um paciente em busca de sinais diagnósticos. A urina é um material de coleta simples, não invasiva e indolor, e seu exame fornece importantes informações tanto dosistema urinário como do metabolismo e de outras partes do corpo. O laboratório moderno dispõe de modernos instrumentos e metodologias, capazes de diagnósticos complexos de estados fisiológicos e patológicos através da urinálise, desde o diagnóstico da gravidez até o diagnóstico e acompanhamento de doenças urológicas e sistêmicas. Dentre os exames mais comuns realizados na urina estão.

• Exame de rotina de urina, também designado urinálise, uranálise, EAS.

• Bacterioscopia e Urocultura.

• Teste de gravidez na urina.

• Clearence de Creatinina ou Depuração de creatinina.

• Dosagem do Ácido Vanilmandélico (VMA).

• Triagem para doenças metabólicas herdadas.

• Dosagens bioquímicas como: sódio, potássio, glicose, proteínas, microalbuminúria, cálcio, fósforo etc.

• Toxicologia e análise forense.

Espermograma é o principal exame para avaliação da fertilidade masculina. Nesse exame, são avaliados inicialmente o volume, o pH e a liquefação do sêmen. Em seguida, avalia-se concentração, motilidade (movimentação) e morfologia (forma) dos espermatozóides. O resultado do espermograma pode revelar alterações na concentração (oligozoospermia), na motilidade (astenozoospermia) e na morfologia (teratozoospermia) dos espermatozóides. Dessa forma, o espermograma orienta o médico em sua decisão sobre qual tratamento deve ser realizado. Todo espermograma alterado deve ser repetido para se confirmar a alteração. Em casos de resultados discordantes, deve ser solicitado um terceiro espermograma. Pacientes com alteração do espermograma devem ser encaminhados ao urologista para avaliação e exame clí¬nico.

Líquido sinovial (fluido sinovial ou sinóvia) é um líquido transparente e viscoso das cavidades articulares e bainhas dos tendões. É segregado pelas membranas sinoviais. O termo sinóvia pode apresentar certa ambiguidade, pois alguns autores a consideram sinônimo de membrana sinovial.

O líquido sinovial é um dos elementos que formam o Sistema Locomotor, junto com os ossos, músculos, ligamentos e articulações. Tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor (Nas articulações imóveis, como as suturas cranianas, não existe o líquido sinovial).

É formado por um ultrafiltrado do plasma através da membrana sinovial, cujas células secretam um mucopolissacarídeo contendo ácido hialurônico e pequena quantidade de proteínas de alto Peso Molecular (tais como fibrinogênio e globulinas), a qual se soma a esse ultrafiltrado. Como essa filtração plasmática não é seletiva --- exceto no que diz respeito a essas proteínas de alto Peso Molecular --- o líquido sinovial normal tem, essencialmente, a mesma composição bioquímica do plasma. Fornece nutrientes para as cartilagens e atua como lubrificante das faces articulares móveis.

Líquidos cavitários, cavidades fechadas do organismo (pleura, pericárdica e peritoneal), são revestidos por duas membranas conhecidas como serosas. Uma delas reveste a parede da cavidade (parietal) e a outra cobre os órgãos do interior da cavidade (membrana visceral). O liquido situado entre essas duas membranas recebe o nome de liquido seroso.

Esses líquidos têm como função lubrificar as superfícies das membranas e órgãos facilitando sua movimentação.

Sua formação decorre do aumento da pressão hidrostática na micro-circulação,diminuição da pressão oncótica da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com