TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clonagem - Plano De Aula

Dissertações: Clonagem - Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 9

Plano de aula para início em 20 de maio de 2004

Escola: Centro Educacional Acrópole

Professor: Larissa Pereira de Barros Borges

Disciplina: Ciências

Série: 8a série do Ensino Fundamental (4o ciclo) Duração: 4 aulas de 50 minutos cada

Autora: Larissa Pereira de Barros Borges , acadêmica de Licenciatura em Biologia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará e de Pedagogia da Universidade Federal do Pará.

Tema: A Clonagem

Título: Clonagem:O que de fato isso significa?

Forma de apresentação do conteúdo: Argumentação oral e escrita através de textos, discussões e visualizações de transparências.

Introdução: Verificamos em nossos alunos dificuldades em argumentar sobre temas atuais ou outros propostos, por não possuírem o hábito nem a prática do discurso argumentativo - oral ou escrito. Tais habilidades podem ser desenvolvidas com atividades didáticas.

Objetivos: Espera-se que com o fim das atividades previstas os alunos tenham condições de discutir sobre os limites da ciência e sobre o uso de certas tecnologias, avaliando as possíveis dimensões da vida humana, exercitando na medida do possível, o ato filosófico, ou seja, indagando e refletindo sobre a condição humana. Objetiva-se que tais competências sejam possíveis através das habilidades de leitura de textos científicos, jornalísticos e literários, analisando a diferença de estrutura e de ponto de vista de cada um deles.

Ao fim, espera-se que os alunos tenham subsídios para debater com seus pares os pontos de vista abordados, adotando coerência em relação a valores éticos, religiosos, científicos, elaborando o discurso argumentativo a partir de um plano, formulando coletivamente regras para o debate final e, obedecendo à formulação das regras estabelecidas.

Recursos didáticos: Textos de jornais e revistas abordando o tema da clonagem humana, bem como a apresentação de transparências ilustrativas e o material pesquisado pelos alunos.

Organização da sala: Os alunos deverão sentar-se em círculo na primeira aula; formando três grupos na terceira e quarta aula e, novamente em círculo na última aula.

Metodologia / Desenvolvimento da atividade / procedimentos:

1ª aula:

O assunto deverá ser introduzido com um comentário sobre código de barras nos supermercados, por exemplo, a fim de que os alunos percebam que existem diferenças em produtos quase iguais.

Parecidos, mas não iguais: apenas dois números no código de barras diferenciam o leite integral e o light de um mesmo fabricante.

Será indagado sobre o que eles devem fazer se quiserem obter dois produtos idênticos: procurar os que tenham exatamente o mesmo código. Está feita a analogia entre o código de barras e o código genético. Daí, se explicará que um clone tem o mesmo código da pessoa que foi clonada.

Num primeiro momento o aluno imagina que um clone seu teria sua idade. A turma deverá ser alertada para o fato de o clone ser mais novo e viver num ambiente diferente da pessoa que deu origem a ele. Por viverem experiências distintas, os dois nunca serão iguais.

2ª e 3ª aulas (dobradinha):

Será proposto um debate. A turma será alertada para o fato de a clonagem ter dois fins, o reprodutivo e o terapêutico. A classe será dividida em grupos. Cada um deve defender seu ponto de vista: "Pontos Positivos", "Pontos Negativos" e "Júri". Todos devem ler artigos selecionados de jornais, revistas, sites e outras fontes sobre o tema para se preparar.

O professor deve atuar como juiz, mediando os debates. Para polemizar, serão propostas algumas questões, como: ao se considerar que na clonagem há o surgimento de seres vivos geneticamente idênticos, o nascimento de gêmeos univitelinos também poderia ser chamado de clonagem? Nesse caso, as crianças que pesquisadores anunciam ter nascido poderia ser considerada irmã gêmea do doador do material genético? Esse processo poderia ser descrito como uma reprodução assistida? Um embrião é uma pessoa ou apenas um minúsculo amontoado de células? Grande quantidade de abortos, fetos deformados ou natimortos compensam o nascimento de um clone? É aceitável criar um clone para ser doador de órgãos?

Um aluno será incumbido de fotografar os momentos críticos do debate. Outros três estudantes deverão atuar como repórteres, registrando as opiniões de cada um dos grupos.

4ª aula:

Será solicitado às equipes que sistematizem as anotações feitas pelos repórteres durante o debate na forma de texto. Esse material deve ser a base para a redação de um jornal ou boletim que será distribuído aos colegas de outras séries.

Para a elaboração do jornal, será necessária a integração com os professores de Língua Portuguesa e Arte, que podem orientar a turma na adaptação dos textos para a linguagem jornalística e na diagramação da publicação.

Avaliação: Ao professor cabe salientar a necessidade de seguir as regras estabelecidas para o debate; de fundamentar a argumentação com o que foi lido, discutido e pesquisado.

Sugestões para o trabalho interdisciplinar: O apoio de outros professores na etapa final do trabalho (ver metodologia).

Lembretes: A discussão, quando realizada sem embasamento, resulta pouco produtiva, e, muitas vezes, até autoritária, pois se procura impor apenas a própria concepção, sem ao menos considerar a de outros. Cabe ao professor cuidar para que o embasamento sobre o tema esteja garantido, como também a obediência às regras do debate.

Aprofundamento do conteúdo: As palavras "moral" e "ética" aproximam-se pelo significado. "Ética" vem do grego ethos e significa "modo de ser" e "caráter". "Moral" origina-se do latim mores ou mos e significa "costumes". Ambas assinalam as dimensões intersubjetiva e cultural do homem. Onde está, então, a diferença entre elas? Enquanto a moral possui um caráter prático, a ética tem uma dimensão reflexiva. A moral liga-se aos costumes de um grupo determinado, às ações tomadas no nosso cotidiano. A ética, ao contrário, debruça-se sobre os costumes, sobre a vida política. A ela interessa saber qual é o fim da nossa existência, o que o homem busca, quais os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com