TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o Potencial de ação pode promover a adaptação neural?

Por:   •  29/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 2

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

BIOFÍSICA

PROFESSORA:        JÉSSICA DA SILVA

ACADÊMICO:         BRUNO RIBEIRO ALEXANDRE

Atividade Semipresencial I

Prezado acadêmico, o link abaixo refere-se ao artigo intitulado “Potencial de ação: do estímulo à adaptação neural”. Leia-o e responda a questão abaixo com um texto de até 15 linhas.

“Como o potencial de ação pode promover a adaptação neural?”

Bons estudos!

Link para o artigo: http://www.scielo.br/pdf/fm/v24n3/18.pdf

Como o potencial de ação pode promover a adaptação neural?

O potencial de ação representa o meio de comunicação do tecido nervoso com outros tipos de tecidos, coordenando movimentos, secretando hormônios, dentre outras atividades. São vários estágios que compreendem a geração do potencial de ação, podendo ser iniciado a partir de estímulos físicos. Os estímulos que criam PAs são aplicados de maneira constante, reduzem a frequência de despolarização em função do tempo e, consequentemente, levam a célula à adaptação, diferenciando-se do evento de acomodação, em que o limiar de despolarização se eleva antes do primeiro potencial de ação.

A adaptação do neurônio sob a aplicação de estímulos constantes tem elevado potencial de aplicação na reabilitação de portadores de lesões neurológicas. A aplicação desse conhecimento em sistemas de estimulação elétrica funcional, por exemplo, contribui na elaboração de estratégia de controle do estimulador.

Diferentemente da acomodação que ocorre antes da primeira despolarização da célula, um estímulo físico específico, aplicado sobre um receptor neuronal, logo alcança o seu platô e tem sua frequência de PAs reduzida em função do tempo, tanto no tecido nervoso periférico como central. A sensibilidade de uma célula nervosa diante de um estímulo contínuo ou repetitivo definido como adaptação, decorrente do aumento do seu limiar de despolarização sem deflagrar novos PAs. O termo em inglês “spike frequency adaptation” é utilizado por alguns autores com o significado de adaptação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com