TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressão

Ensaios: Comunicação E Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento dos Leões

Social: Os leões passam de 16 a 20 horas por dia descansando. A única forma de os leões jovens adquirirem status de procriadores é dominar um bando estabelecido.

Para tanto, eles precisam expulsar os machos dominantes. Mesmo assim, os machos residentes lutarão para manter seus direitos de procriação, pois, se os intrusos forem bem sucedidos, matarão todos os filhotes para que as fêmeas recém-adquiridas entrem no cio novamente. O primeiro macho que encontra uma fêmea no cio é considerado dominante. Uma razão para os machos pertencentes ao mesmo bando não lutarem entre si é que eles precisam unir-se caso tenham de resistir ao ataque de outro grupo de machos que queira tentar dominar o bando, Mesmo quando perde a luta o Leão prefere ficar no bando para não ser uma presa fácil

Um grupo pode ter até 40 indivíduos, sendo a maioria fêmeas.

Sexual: Os machos acasalam a cada 25 minutos, mais ou menos. Geralmente há dois ou três machos adultos no mesmo bando de leões e, se só uma fêmea do grupo estivesse no período fértil, os machos lutariam entre si pelo direito de acasalar com ela. Os ferimentos resultantes prejudicariam o bando, que necessita de machos fortes e saudáveis para protegê-lo.

Através da sincronia do cio, as fêmeas garantem que os machos se mantenham ocupados demais para lutarem entre si, o que evita o desmembramento social do bando.

Materno: quando se vê quatro filhotes sendo amamentados por uma leoa deitada preguiçosamente, eles podem pertencer a quatro mães diferentes.

O provável motivo desse comportamento é que, amamentando seus parentes, a fêmea ajuda a criar animais da s linha familiar e a compartilhar alguns de seus genes.

As leoas não são as únicas fêmeas que cuidam de filhotes que não lhes pertencem. é comum as fêmeas lamberem os filhotes assim que eles nascem. Esse primeiro ato de cuidado materno ajuda a livrá-los das membranas fetais e a desobstruir suas narinas para que eles possam respirar.

Também ajuda a secar a pelagem, mantendo o calor do corpo, e a eliminar odores que possam atrair predadores.

Esse processo estabelece um elo entre a mãe e o filhote pelo cheiro.

Esse processo familiariza a mãe com o cheiro do filhote e desperta fortes instintos protetores, e o filhote adquire um sentimento de dependência.Laços inseparáveis criados pelo odor. Como os pequenos filhotes nascem completamente indefesos, a leoa tem que mantê-los escondidos de todos os animais, inclusive da própria alcateia. Os Filhotes Quando chegam a uma certa idade e são expulsos da alcateia, eles devem cuidar de si mesmos até encontrar outro grupo de leoas para acasalar e criar uma nova alcateia. O treinamento de caça começa em torno de três meses de idade. Embora os filhotes ainda estejam sob os cuidados das leoas, elas os levam para comer depois de matar as presas, de forma que eles se acostumam a comer carne vermelha. Então, pouco antes de um filhote completar um ano, ele começa ativamente a aprender a caçar e matar seu alvo. É claro que suas habilidades não são perfeitas até que ele atinja cerca de dois ou três anos de idade.

Alimentação: Cooperando assim e de outras formas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com