TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos relacionados com a tecnologia PCI Express

Pesquisas Acadêmicas: Aspectos relacionados com a tecnologia PCI Express. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O Presente trabalho abordará aspectos relacionados a tecnologia PCI Express, incluindo a história, percursores, versões, velocidades, e outras informações ligadas a essa importante ferramenta tecnológica.

A Tecnologia PCI

O padrão PCI surgiu no início dos anos 90 por meio da Intel Corporation, tornando-se por mais de 10 anos o barramento utilizado para a conexão de dispositivos ao computador, principalmente no tocante a placas de vídeo, som, rede e de modem. Uma das principais características deste barramento está na capacidade de transferência de dados a uma taxa de até 132 MB por segundo. Outro recurso importante é o Bus Mastering, que em poucas palavras, trata-se de um sistema que permite aos dispositivos fazerem uso do barramento, que basicamente fazem a leitura e a gravação dos dados direto na memória RAM, sem que o processador pare e interfira no processamento para tornar isso possível. Outra característica marcante do PCI é a sua compatibilidade com o recurso Plug and Play (PnP), algo como "plugar e usar", com essa funcionalidade, o computador torna-se capaz de reconhecer automaticamente os dispositivos que são conectados ao slot PCI.

Slots PCI

No decorrer da história, o PCI passou por várias evoluções, dentre elas está a versão com 64 bits e 66 MHz, tendo também uma extensão em seu slot. Sua taxa máxima de transferência de dados era estimada em 512 MB por segundo. Apesar disso, o padrão PCI de 64 bits nunca chegou a ser tão popular quanto o esperado. Um dos principais motivos foi o custo proporcionado aos fabricantes, e também que grande parte dos dispositivos não necessitava de tamanha taxa de transferência. Nesse período, uma versão melhorada do PCI de 64 bits chegou a ser apresentada, que foi denominado basicamente de PCI-X (Peripheral Component Interconnect Extended), mas normalmente é confundido com o PCI Express. Disponibilizado em duas versões, o PCI-X 1.0 era capaz de operar nas frequências de 100 MHz e 133 MHz, podendo atingir a uma taxa de transferência de 1.064 MB por segundo. Na segunda versão, o PCI-X 2.0 trabalhava em uma frequência de 266 MHz e 533 MHz.

Slot PCI-X

O Surgimento do PCI Express

No final dos anos 90 já era perceptível a necessidade de novas tecnologias, no que tange a questão de barramentos. Com o surgimento de novas aplicações em 3D, vídeos em alta definição, jogos e também com a popularização da Internet, a busca por novas tecnologias era uma difícil realidade enfrentada pelas fabricantes. Isto pelo fato de que a própria tecnologia então usada (como os padrões PCI e AGP), não suportariam as exigências e necessidades das novas aplicações.

Foi então que no início de 2001, em um evento próprio, a Intel mostrou aos seus usuários a necessidade de criação de uma tecnologia capaz de substituir os padrões até então utilizados. Tratava-se do 3GIO (Third Generation I/O – 3ª Geração de Entrada e Saída). Em agosto desse mesmo ano, um grupo de empresas chamado de PCI-SIG (composto por companhias como IBM, AMD e Microsoft) aprovou as primeiras especificações do 3GIO. Já em abril de 2002, o PCI-SIG aprovou um conjunto de especificações mais completas, foi nessa época que a tecnologia 3GIO mudou seu nome para PCI Express. Em julho de 2002, o grupo de empresas aprovou as especificações finais do produto padrão, dando surgimento ao PCI Express 1.0, que posteriormente foi revisto e se tornou PCI Express 1.1.

Em novembro de 2003, os primeiros dispositivos com a tecnologia PCI Express passaram a ser desenvolvidos e, em 2004, esses produtos começaram a chegar ao mercado, principalmente por força das empresas que trabalhavam com chips gráficos.

O PCI Express é o nome dado a barramentos da placa-mãe que servem como entradas para placas de expansão (como placas de vídeo, som e rede), incluindo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com