TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condução E Sinapse

Artigos Científicos: Condução E Sinapse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 2

CONDUÇÃO E SINAPSE

Neurônios:

Os neurônios são as células nervosas responsáveis pela condução rápida de sinais elétricos ou químicos e em alguns casos por longas distâncias. Na maioria das vias, os neurônios liberam sinais químicos, denominados neurotransmissores, no líquido extracelular.

Em algumas vias esse neurônios são conectados por junções comunicantes, que permitem que os sinais elétricos passem diretamente de uma célula para outra.

Possuem dendritos que recebem os sinais de entrada ou axônios que conduzem a informação de saída.

Existem os neurônios aferentes, interneurônios e os eferentes. Os neurônios aferentes são também chamados de sensoriais, pois são eles que captam o impulso externo e levam para fazer sinapse no sistema nervoso central ou diretamente na medula espinhal. Já os neurônios eferentes recebem a informação trazida pelos neurônios aferentes e executa uma ação de acordo com o estímulo que veio do meio externo. Os interneurônios são responsáveis pela transmissão da informação entre os neurônios aferentes e os eferentes.

Condução da informação e sinapse:

A condução se inicia com a secreção de um neurotransmissor que irá atuar em proteínas receptoras presentes na membrana do neurônio subsequente, promovendo a excitação ou inibição.

Os principais neurotransmissores são: acetilcolina, epinefrina, norepinefrina, Gaba (ácido gama-aminobutírico), glutamato, glicina, histamina, serotonina e dopamina.

Na sinapse química o terminal pré-sináptico é separado do corpo celular do neurônio pós-sináptico pela fenda sináptica. O terminal pré-sináptico possui vesículas transmissoras que contém os neurotransmissores a serem liberados. Essa liberação é controlada por canais de cálcio dependentes de voltagem. O potencial de ação despolariza a membrana pré-sináptica, os canais de cálcio se abrem e íons cálcio entram no terminal pré-sináptico e se ligam a proteínas especiais chamadas de sítio de liberação, que se encontram na superfície interna da membrana pré-sináptica, fazendo com que esses sítios se abram liberando as vesículas transmissoras.

A membrana no neurônio pós-sináptico possui proteínas que captam os neurotransmissores da fenda sináptica e se ligam a um componente iônico, na maioria das vezes um canal iônico, esses canais que podem ser de cátions que vão permitir a entrada de sódio, por exemplo, ou ânions que permitem a entrada de cloro. Dependendo do neurotransmissor e do canal aberto, essa sinapse será excitatória ou inibitória.

Alguns neurotransmissores podem ativar um segundo mensageiro, nesse caso a resposta excitatória ou inibitória será amplificada.

Posteriormente, o neurotransmissor será retirado da fenda sináptica por uma enzima específica. No caso da acetilcolina, a enzima é a acetilcolinesterase, na dopamina é a monoaminoxidase.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com