TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais sinapses e suas funções

Tese: Quais sinapses e suas funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

1) O que são sinapses e quais as suas funções

Sinapses é o ponto de junção entre dois ou mais neurônios ou entre um neurônio e a placa muscular. É responsável pelo controle da transmissão do sinal neural , determinando a direção em que os sinais irão se espalhar pelo corpo.

Existem dois tipos de Sinapses:

A sinapses elétrica, em que a atividade elétrica de uma célula é diretamente transmitida a outra.

A sinapses química transmitem o sinal de uma célula neural a outra ou para uma célula muscular.

Sendo mais frequente a química.

2) Qual é a importância da bainha de mielina?

A bainha mielina envolve as fibras mielinizadas. A importância da bainha de mielina encontra-se em sua qualidade de oferecer ao impulso nervoso mais rapidez. É formada por camadas lipídicas, mais não é nela exatamente que ocorre a transmissão do impulso elétrico, pois possui característica isolante.

Entre essas bainhas, onde não tem deposição da camada lipídica, nomeada de nodo de Ranvier, é onde passam normalmente os impulsos. Os impulsos passam por essas fibras de modo saltatorio, pulando as partes da fibra que estão mielinizadas e despolarizando o nodo de Ranvier.

A falta de bainha de mielina provocam vários sintomas tais como: deficiências sensitivas (como visão borrada), dificuldades de coordenação, problemas de marcha e dificuldades nas funções corpóreas (por exemplo, controle insuficiente da bexiga). A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina (desmielinizarão) dos neurônios.

3) Qual é a relação entre os sistemas nervoso e muscular?

O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. Assim, é responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente.

O sistema nervoso controla os movimentos dos músculos, esses movimentos são desencadeados por estímulos nervosos gerados pelo cérebro. O sistema nervoso regula a nossa capacidade de locomoção que depende da ação conjunta de ossos, articulação e músculo.

4) Explique o mecanismo de contração muscular.

A contração muscular é resultado de uma serie de eventos que se sucedem.

É gerado um estimulo percorre o neurônio motor até suas terminações nas fibras musculares;

Em cada terminação, o nervo libera uma pequena quantidade de substância neurotransmissora, a acetilcolina, que age abrindo múltiplos canais na membrana muscular que permite a entrada de grande quantidade de íons sódio para o interior da fibra muscular. Isso desencadeia potencial de ação na fibra muscular;

O potencial de ação é conduzido ao longo da membrana da fibra muscular e uma grande parte da eletricidade do potencial de ação propaga-se para o interior da fibra muscular em direção aos tubos T. Assim, o reticulo sarcoplasmático libera grande quantidade de íons cálcio que estavam ali armazenados.

Os íons cálcio provocam grandes forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que eles deslizem entre si, o que constitui o processo contrátil;

5) O que é uma contração isométrica? Dê um exemplo.

Contração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com