TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as sinapses e quais são suas funções?

Seminário: Quais são as sinapses e quais são suas funções?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Seminário  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que são sinapses e quais as suas funções? Sinapses são impulsos nervosos transmitidos de um neurônio pra outro e que tem por principal função levar informações Por exemplo, o simples fato de estar respondendo a essa pergunta ou fazendo um movimento esta provocando milhões de sinapses simultâneas em meu cérebro, não somente na parte cognitiva ou controlada por mim mas em todas as funções neurais como visão, tato, contração muscular etc...

2) Qual é a importância da bainha de mielina? A bainha de mielina é uma espécie de dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio dos neurônios. É de grande importância para a nossa saúde. Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso. Sua destruição pode provocar doenças como esclerose múltipla: este tipo de patologia leva a uma destruição da bainha de mielina que recobre e isola as fibras nervosas do sistema nervoso central (estruturas do cérebro). Esta doença causa uma piora do estado geral do paciente, levando-o à fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora causando dificuldades para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perda do equilíbrio em pé, dificuldade para andar, tremores, e formigamento em partes do corpo.

3) Qual é a relação entre os sistemas nervoso e muscular? A relação e ligação que é realizada pelos neurônios, do cérebro para o corpo Logo, os neurônios chegam ao corpo e transmitem os comandos , fazendo o sistema muscular obedecer, voluntaria ou involuntariamente.

4) Explique o mecanismo de contração muscular De modo geral, ela acontece assim: o individuo capta o estímulo através de um nervo sensorial por exemplo, os que estão na pele.e daí, esse estímulo é transmitido por neurônios sensoriais aos centros de comando ao sistema nervoso central e este manda a resposta através de outro neurônio efetuador. Então a resposta chega a parte do corpo que vai executar a ação.

5) O que é uma contração isométrica? Dê um exemplo .E uma tensão muscular que aumenta, mas não haverá nem uma alteração do comprimento dos músculos e as articulações não se movem.

exemplo as postura de exercício de ioga.

6) Explique, resumidamente, quais as funções dos átrios, dos ventrículos e das válvulas

Cardíacas . Átrios- receber o sangue e conduz para os ventrículos.Ventrículos- ejetar o sangue do coração para um determinado destino,o ventrículo direito ejeta o sangue do coração para os pulmões, e o ventrículo esquerdo ejeta o sangue do coração para o resto do corpo. Existem quatro válvulas cardíacas

Mitral ou bicúspide: Esta válvula possibilita a fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo esquerdos.

Tricúspide: possibilita o fluxo sanguíneo entre átrio e ventrículo direitos.

Aórtica: está localizada na saída do ventrículo esquerdo para a aorta, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas.

Pulmonar: localizada na saída do ventrículo direito para a artéria pulmonar, possibilitando o fluxo sanguíneo entre a luz dessas duas estruturas.

7) Como é transmitido o impulso elétrico pelo coração? Ele é gerado pelo nódulo sino- atrial o marca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com