TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são sinapses e quais as suas funções?

Tese: O que são sinapses e quais as suas funções?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Tese  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EaD

Trabalho Da Disciplina De Conhecimento

sobre o corpo

ALUNO

EUCIONE LOPES MIRANDA.

RA 1091745

PROF: SAMMYA FARIA ADONA LEITE

SÃO MIGUEL DO GUAPORE-RO

1) O que são sinapses e quais as suas funções?

Portanto, sinapse é o ponto de junção entre dois ou mais neurônios ou entre um neu-rônio e a placa muscular.

2) Qual é a importância da bainha de mielina?

É uma bainha rica em lipidios revestido revestindo muitos axonios tanto no sistema nervoso centrol como no periferico. A bainha de mielina é isolante eletrico que permite uma condução mais rapida e mais energeticamente eficiente nos impulsos.

3) Qual é a relação entre os sistemas nervoso e muscular?

O sistema muscular é responsavel pelo movimento do nosso corpo, já o sistema nervoso envia estimulos para que o movimento aconteça.

4) Explique o mecanismo de contração muscular.

Inicialmente, é gerado um estímulo que percorre o neurônio motor até suas terminações na fibra muscular. Entre essas terminações axônicas e a membrana muscular, existe um pequeno espaço denominado de fenda sináptica. Nesse espaço, as terminações axônicas liberam uma substância neurotransmissora, a acetilcolina, que age abrindo múltiplos canais na membrana muscular que permitem a entrada de grande quantidade de íons sódio para o interior da fibra muscu¬lar. Esses íons sódio tornam positiva a carga na membrana da fibra muscular despolarizando a membrana e criando um potencial na placa terminal (PPT). Esse potencial de ação é conduzido ao longo da superfície da fibra muscular e grande parte da eletricidade do potencial de ação propaga-se profundamente para dentro da fibra muscular em direção aos túbulos T, induzindo o retículo sarcoplas¬mático a liberar grande quantidade de íons cálcio que estavam ali armazenados. Esses íons cálcio vão permitir que sejam geradas forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que os filamentos de actina deslizem sobre os filamentos de miosina, constituindo o processo contrátil.

5) O que é uma contração isométrica? Dê um exemplo.

Na contração isométrica, o músculo gera força sem que ocorra encurtamento mus-cular. Nessa condição, a tensão muscular aumenta, mas não ocor¬re movimento. Exemplo: os músculos posturais do corpo, que atuam para manter a posição estática durante longos períodos na posição em pé ou sentada, estão em contração isométrica.

6) Explique, resumidamente, quais as funções dos átrios, dos ventrículos e das válvulas cardíacas?

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com