TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Confinamento

Por:   •  3/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

Gado em confinamento

Onde o gado é mantido preso por um determinado tempo com o objetivo de ganhar peso que fica preso em currais para receber alimentos, é chamado de confinamento ou de criação intensiva. De acordo com Cardoso (2010) que conclui o conceito de confinamento: Sistema de criação de bovinos em que lotes de animais é encerrado em piquetes ou currais com área restrita, e onde os alimentos e água necessários são fornecidos em cochos. Sendo assim, o sistema de confinamento pode ser aplicado a todas as categorias do rebanho.

O sistema de criação intensiva, o gado fica em um período determinado para ganhar peso, possuindo um local para que tenha sua única finalidade de alimentar para engordar.

Essa pratica é utilizado na época quando está em período de seca, ou seja, entressafra, com objetivo de alcançar melhores preços. (CARDOSO, 1996 p.09).Tem a finalidade de reduzir preços no período seco, pois, é uma pratica favorecida para aumentar a capacidade de ofertas de gado.

Para evitar prejuízos ao produtor deve-se importar com condições básicas para um sistema de engorda em confinamento de gado,ter disponibilidade de alimento em uma quantidade e proporções agradáveis, para que possuem animais com grande potencial ganho de peso, e o gerenciamento de controlar e planejar.

A arroba produzida em confinamento é mais cara sendo umas das vantagens satisfatórias pois, ocorre uma de idade de vida do animal, produzindo uma carne de melhor qualidade, maior giro de capital, elevada produção de adubo orgânico.(LOPES e MAGALHÃES,2004).

Localização

O fator que deve ser considerado é na escolha do local de confinamento, pois, auxilia na compra e venda de animais e que seja um local de facilidade de alimento e aquisição, portanto a região é importante para que a engorda em confinamento seja de boa qualidade (CARDOSO, 1996 p.10).

Uma boa localização do confinamento tendo em vista que tenha água limpa e farta energia elétrica também é indispensável no local de escolha.

Cardoso (1996, p.10) destaca que, as instalações da engorda do gado confinado devem ser retiradas de rodovias e vizinhanças com grandes movimentações isso para evitar contaminações, furtos e estresse nos animais.

Instalações do confinamento de gado

Desde o inicio devem ser previsto as áreas para que futuramente ocorram possíveis ampliações, pode ser construídos em etapas, é necessário que a instalação seja planejada de forma que a necessidade e objetivo futuro, tendo também uma ampliação. (CARDOSO, 1996, p.11).

O curral parcialmente aberto constitui em uma área coberta que pode ser colocado no centro do curral ou próximos das cercas, com o objetivo de proteger os cochos de alimentação, evitando sol e chuva, e dar aos animais um pouco de conforto (RIBEIRO e FERREIRA, 1981, p.15).

Para facilitar a mão de obra, é necessário que permita o fornecimento da ração pelo lado de fora, para que facilite no manuseio de cochos no curral. (RIBEIRO e FERREIRA, 1984) O alimento disponível para os animais de confinamento não poderá ficar.

Os bebedouros, segundo Pereira (1976, p. 14), locais onde o gado irá tomar água, podem ser de parede de alvenaria de tijolos e fundo de concreto simples ou construídos inteiramente de concreto, sendo estes mais higiênicos e de duração limitada. Como medida de economia da água deve ser prevista uma pequena caixa da água com bóia anexa ao bebedouro. Cardoso (1996, p. 16), especifica que os bebedouros deverão ter capacidade de fornecer 50 litros de água/cab/dia.Caso o bebedouro não seja higiênico poderá colocar em risco a vida do animal, e também não possuir uma durabilidade considerável o produtor rural terá que desembolsar o custo de outro bebedouro por um curto período de tempo.

O principal objetivo é utilizar instalações que praticas de modo que facilita o manejo dos animais, manutenção periódica e o abastecimento de alimentos, de forma simples,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com