TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTIVIDADE NO CURTO E LONGO PRAZO DA PRODUÇÃO DE GRÃOS BRASILEIRA

Dissertações: PRODUTIVIDADE NO CURTO E LONGO PRAZO DA PRODUÇÃO DE GRÃOS BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 3

A produtividade é um dos fatores mais importantes na teoria econômica da produção. Em teoria, se divide em:

- Produtividade média: Mede o esforço produtivo médio de um determinado numero de fatores produtivos.

- Produtividade marginal: Contribuição individual de um determinado fator.

Safra 11/12: Conab estima produção brasileira de grãos em 165,9 milhões de toneladas.

A produção recorde de 165,9 milhões de toneladas da safra de grãos 2011/2012 está mantida conforme o 12º levantamento que será divulgado nesta quinta-feira, 6 de setembro, às 10h, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. O estudo aponta um crescimento de 1,9% em relação à safra 2010/2011 – quando a produção atingiu 162,8 milhões de toneladas – e significa 3,1 milhões de toneladas a mais no volume total.

O destaque segue sendo o milho segunda-safra, onde as condições favoráveis da cultura foram mantidas nas áreas de maior produção. Os dados mostram um crescimento de 73% ou o equivalente a 16,4 milhões de toneladas sobre a última safra, alcançando 38,86 milhões de toneladas. No ano passado foram colhidas 22,46 milhões de toneladas. Já a estimativa para as safras consolidadas (primeira e segunda safras) demonstra um aumento de 26,7% ou 15,32 milhões de toneladas, alcançando 72,73 milhões de toneladas do cereal.

A retração na soja (- 8,9 milhões de t) e no arroz (- 2 milhões de t) também foi confirmada. As reduções se devem, principalmente, às condições climáticas não favoráveis nas fases de desenvolvimento das culturas, quando as mais prejudicadas foram as lavouras de milho e de soja nos estados da região Sul, parte do Sudeste e no sudoeste de Mato Grosso do Sul. A forte estiagem nos estados nordestinos foi outro fator que contribuiu para as perdas e levou a região a uma queda de 22 % em relação à safra passada, ou seja, 3,53 milhões de toneladas de produtos.

Área plantada

A estimativa total de área plantada é de 50,86 milhões de hectares, com um crescimento de 2% ou 982,9 mil hectares a mais que a da safra 2010/11, quando atingiu de 49,87 milhões de hectares.

O milho segunda safra teve um crescimento da área cultivada de 23,1% ou de 1,43 milhão de hectares. A soja vem em seguida, com aumento de 3,6% ou 861,2 mil hectares a mais.

Por outro lado, as culturas de arroz e feijão apresentaram redução na área devido a problemas na comercialização, dificuldades climáticas na região Nordeste, falta de água nos reservatórios e aumento no custo de produção.

O próximo levantamento de grãos ocorrerá no dia 9 de outubro e será o primeiro relativo ao período 2012/2013.

_____________________________________________________

De acordo com a consultoria, o numero é similar ao registrado na safra anterior.

Lembrando que o desempenho final ainda depende da confirmação de uma safra de inverno positiva, o que é sempre uma incógnita neste momento do ano — destaca o analista da Safras & Mercado, Flávio França Júnior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com