TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle De Microorganismo

Dissertações: Controle De Microorganismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

1 CONTROLE DE MICRORGANISMO

O bem estar da humanidade depende em grande parte da capacidade do homem em controlar a população dos microrganismos, visando prevenir a transmissão de doenças, evitar a decomposição de alimentos e contaminação da água e do ambiente. Esse controle de microrganismos é possível pela ação de agentes físicos e químicos, que possuem propriedades de matar a célula microbiana, ou de impedir a sua reprodução. Dentre os controle temos três maneiras mais utilizadas, que são a Esterilização - significa a destruição total da população microbiana e este termo deve ser empregado sempre em caráter absoluto, não sendo jamais empregado quando não houver a destruição total dessa população. Desinfetante - deve ser usado para os agentes capazes de matar as formas vegetativas dos microrganismos, não impedindo a sobrevivência de determinados estruturas de resistência, como os endósporos por exemplo. Antisséptico - termo utilizado para indicar um produto capaz de causar morte microbiana.

Quando um determinado produto exerce uma ação específica sobre determinado grupo de microrganismos, ele é chamado de fungicida, bactericida, etc., se sua ação for sobre fungos ou bactérias, respectivamente.

Já os termos Fungistático e Bacteriostático devem ser usados apenas quando eles inibem as atividades vitais daquele determinado microrganismo sem matá-lo.

No controle de microrganismo tem várias formas de mecanismo de ação, como exemplo: os Agentes físicos – temperatura, pressão e vapor, tindalização, calor seco e pasteurização, temperatura baixa e pressão osmótica. Também através de radiações; e filtração, fenol e compostos, formol, álcool, cloro e seus compostos, metais pesados e seus compostos, e em ações mecânicas, como exemplo os sabões e detergentes.

2 TESTE DE SENSIBILIDADE DE MICRORGANISMO - ANTIBIOGRAMA

2.1 TESTE DE DISCO DIFUSÃO

O teste de disco-difusão em ágar foi descrito em 1966, por Bauer e Kirby. O teste fornece resultados qualitativos. É um dos métodos de suscetibilidade mais simples, confiável e mais utilizado pelos laboratórios de microbiologia. O seu princípio básico é a difusão do antimicrobiano na superfície do ágar, a partir de um disco impregnado com o mesmo antimicrobiano. As placas são incubadas por 24 horas em ar ambiente ou a 5 a 7% de CO2 a 35- 37 °C, antes dos resultados serem determinados.

Os diâmetros dos halos de inibição de crescimento ao redor de cada disco são mensurados em milímetros e relacionados à sensibilidade da amostra bacteriana e velocidade de difusão do antimicrobiano no ágar.

3 PROCEDIMENTO:

3.1 MATERIAIS;

- bico de bunsen;

- swab;

- colônia gram-negativa- escherichia coli

- placa de petri com ágar;

- estufa bacteriológica 35 - 37ºc.

3.2 MÉTODO

1- Ligado o bico de Bunsen;

2- Mergulhado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com