TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo Humano 2 - Respiração

Pesquisas Acadêmicas: Corpo Humano 2 - Respiração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

. Um rapaz sofreu um acidente automobilístico com forte traumatismo no tórax. Além de fratura em 2 costelas, os músculos torácicos também ficaram comprometidos. Ele passou a ter dificuldades em respirar. Explique o que aconteceu com esse indivíduo baseado (a) em seus conhecimentos sobre a mecânica respiratória.

R: Tanto as costelas quanto os musculos toracicos são importantes no processo mecanico da respiração. A posição dos musculos intercostais externos propicia a elevação das costelas, enquanto os musculos intercostais internos as abaixam, embora ambos tem a função de estabilizar a tração das costelas impedindo um colapso dos espaços entre elas. Os escalenos e esternocleidomastoideos elevam a porção superior do torax, também participando da respiração e por ultimo e mais importante está o diafragma que é o musculo mais importante nesse processo pois promove o descenso da parte inferior da caixa toracica causando sua expansão no sentido vertical facilitando a respiração passiva. Com a lesão de qualquer um dos músculos citados, e ainda das costelas, o individuo terá dificuldade em executar um movimento completo e assim, sua respiração seria dificultada e a quantidade de oxigênio seria bem menor que a taxa normal.

2. Devido à dificuldade respiratória, o teor de oxigênio no sangue arterial baixou. Como o organismo dele percebeu essa queda da pO2 e reagiu a essa situação?

R: Irá ocorrer o aumento da frequencia respiratoria porque estimulos serão recebidos pelo bulbo, como o aumento da acidez no sangue, causando redução no pH. Essa ligeira alteração pode ser também sinalizada pelos quimiorreceptores perifericos existentes nas arterias carotidas e na aorta, aumentando a frequencia respiratoria a fim de aumentar a absorção de O2.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »