TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo Humano

Artigo: Corpo Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 4

AD 1 Diversidade Biológica dos Protostomados

2014/2

1)

a) Celoma pode ser definido como uma cavidade revestida pela mesoderme e é nessa cavidade que serão alojados os órgãos internos do animal. Animais que não possuem essa cavidade são considerados acelomados. Um exemplo de acelomados são os platelmintos. Já os animais que apresentam celoma são chamados de celomados. Celomados são, portanto, animais que apresentam cavidade revestida completamente pela mesoderme. Entre os celomados, podemos citar os cordados, moluscos, anelídeos e equinodermos. Existem ainda animais que possuem pseudoceloma. Pseudocelomados são animais que possuem uma cavidade, entretanto, essa cavidade é delimitada em parte pela mesoderme e a outra parte é delimitada pela endoderme. Esses animais são chamados de pseudocelomados, pois o celoma só é verdadeiro quando é completamente revestido pelo mesoderma. São exemplos de pseudocelomados os nematódeos.

b) A evolução do celoma possibilitou o desenvolvimento de complexos órgãos internos, tornando possível um significativo avanço na arquitetura animal. As vantagens adaptativas do celoma são: Espaço para o tubo digestivo e para a sua livre movimentação, uma cavidade espaçosa dentro do corpo permite que o tubo digestivo possa ser mais longo do que em um animal sem cavidade, no qual os espaços internos são ocupados por células mesodérmicas. Isto permite, ainda, um aumento na variedade de alimentos a serem consumidos, principalmente em um animal de grande porte; Permite a formação de um sistema circulatório eficiente, sem as constrições de um corpo compacto; O líquido celômico pode transportar substâncias mais rapidamente que a difusão; O líquido celômico gera uma força hidrostática mais eficiente, contra a qual os músculos podem atuar; Músculos da parede do intestino podem tornar-se independentes dos músculos da parede corporal, permitindo uma maior variação de movimento entre ambos.

c) São conhecidos quatro níveis principais de organização, sendo eles:

Nível celular: Presença de agregados de células funcionalmente diferenciadas, possuindo pouca tendência para se organizar em tecidos.

Nível celular-trissular: Agregação de células similares em camadas definidas, formando tecidos.

Nível trissular-orgânico: Agregação de tecidos em órgãos, geralmente formados por mais de um tipo de tecido e exercem uma função mais especializada que os tecidos.

Nível orgânico-sistêmico: Órgãos trabalhando junto para realizar determinada função.

Os níveis mais complexos de organização dos animais permitem a evolução de um maior tamanho do corpo. Durante o processo de evolução a superfície do corpo aumenta mais lentamente que o volume, sendo assim a superfície de um animal grande pode ser insuficiente para a nutrição e respiração de células. A solução para este problema pode ser dobrar, achatar ou invaginar a superfície do corpo para aumentar sua área permitindo assim que o corpo se torne maior sem aumento da complexidade interna. Ou então, o desenvolvimento de sistemas de transporte interno para conduzir nutrientes, gases, excretas entre as células e o meio externo.

2)

a) Os poríferos possuem aberturas corporais denominadas poros, desde poros pequenos, chamados óstios, que servem para entrada de água, e poros grandes, chamados ósculos, para saída de água e um sistema de canais que realiza a conexão entre eles. Os três tipos básicos de canais são:

Asconóide: Que possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com