TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo Humano

Exames: Corpo Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES DE BIOLOGIA

1) O que é célula e quais são os dois tipos celulares básicos? Caracterize cada uma delas.

R= As células são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Os 2 tipos básicos das células são procariontes e eucariontes.

Procariontes: não tem membrana nuclear ou carioteca, o material genético fica disperso no citoplasma.

Eucariontes: tem membrana nuclear ou carioteca,o material genético não fica disperso.

2) Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a células eucariótica animal e quais as funções de cada uma?

R= A água serve como meio para a locomoção de substâncias de um compartimento celular para outro e protege a célula contra mudanças de temperatura, os carboidratos são moléculas consideradas a principal fonte de energia celular, os lipídios se desempenham como reserva energética e estrutural das células, as proteínas participam da estrutura dos tecidos, enzimática que são fundamentais como moléculas reguladoras das reações biológicas, hormonal de defesa capazes de reconhecer proteínas estranhas que são chamadas de antígenos, nutritivo, coagulação sanguínea e transporte e os ácidos nucléicos armazenam e transmitem a informação genética.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

R= De uma dupla camada de lipídios, proteínas, e carboidratos. O transporte pode ser passivo onde não há gasto de energia ou transporte ativo em que há gasto de energia.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

R= A mitocôndria possui a matriz, DNA, Membrana Interna, Espaço inter-membrana, Membrana externa e ribossomos. É importante lembrar que como as mitocôndrias possuem DNA próprio ela não depende de ninguém para ser criada, ela mesma gera outras mitocôndrias, sua principal função é respiração celular e produção de energia.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

R= Por células justapostas intimamente aderidas umas as outras formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular. Epitélios de revestimento têm a função de proteger o organismo e absorver os nutrientes para o corpo, epitélio glandular tem a função de formar glândulas exócrinas e endócrinas e epitélios estratificados têm a função de classificar as camadas de células constituintes de um tecido.

6) Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são as suas funções?

R= Um tecido conjuntivo pode ser classificado em tecido ósseo, tecido cartilaginoso, tecido conjuntivo propriamente dito que pode ser frouxo, denso, modelado ou não modelado e tecido conjuntivo com propriedades especiais. O tecido conjuntivo propriamente dito tem como funções a manutenção da forma do corpo, a ligação dos demais tecidos que formam os órgãos e preenchimento. O tecido cartilaginoso tem como funções revestir as superfícies ósseas, dar suporte aos tecidos moles, facilitar o deslizamento dos ossos que se articulam, absorver choques mecânicos, contribuir na formação e no crescimento de ossos longos. O tecido ósseo tem como funções a proteção dos órgãos vitais, como o encéfalo, medula espinhal, e órgãos torácicos como o coração e o pulmão, protege a medula óssea produtora de células sanguíneas, oferece suporte aos tecidos moles como músculos e ligamentos, constituindo alavancas que ampliam as forças de contrações musculares, e é fonte de cálcio e fosfato. Dentre os tecidos conjuntivos com propriedades especiais, temos o adiposo, sanguíneo, hematopoiético, cartilaginoso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com