TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado. História da Enfermagem

Tese: Cuidado. História da Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Tese  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 6

Neste estudo, realiza-se revisão bibliográfica do processo de evolução histórica da assistência de enfermagem abordando três momentos históricos que marcaram o desenvolvimento da profissão: o surgimento da enfermagem moderna, com Florence Nightingale, das teorias de enfermagem e da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), mencionando as atuais tendências relacionadas à tentativa de padronização da linguagem com a utilização das classificações dos diagnósticos de enfermagem pela Nursing American Diagnoses Association (Nanda), com propostas de intervenções de enfermagem definidas na Nursing Interventions Classification (NIC), e os respectivos resultados de enfermagem, na Nursing Outcomes Classification (NOC).

Palavras-chave: Enfermagem. História da enfermagem. Processos de enfermagem.

Evolução histórica da assistência de enfermagem

Marcela Lino de Oliveira Enfermeira graduada – Uninove. São Paulo [Brasil]

Taís Romano de Paula Enfermeira graduada – Uninove. São Paulo [Brasil] tais_depaula@hotmail.com

João Batista de Freitas Enfermeiro mestre e doutrando – Unifesp; Docente do curso de enfermagem – Uninove. São Paulo [Brasil]

1 Introdução

Nosso objetivo neste estudo é descrever fatos da evolução histórica da assistência de enfermagem que mudaram o rumo do processo de cuidar. Uma vez que todos nós possuímos uma história de vida, o mesmo se pode vislumbrar em relação às profissões. Daí a importância de os profissionais conhecerem a origem de sua especialidade. Neste estudo, abordaremos três momentos históricos na evolução da assistência de enfermagem: o surgimento da enfermagem moderna com Florence Nightingale (1820-1910), seu alvorecer científico com as teorias de enfermagem e, finalmente, a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e suas tendências atuais. Para Azeredo (2004), a enfermagem evoluirá e será, no futuro, o que seus profissionais fizerem dela. Será a exata dimensão do sonho e da determinação de seus integrantes. Das lutas pioneiras de seu desenvolvimento foi-nos legado não apenas um sonho, mas também sua concretização, numa demonstração de talento, dedicação e fé, que reconhecemos e absorvemos de nossos mestres e que pretendemos transmitir aos nossos pósteros.

Geovanini e colaboradores (2002) ressaltam que a retomada do passado vem demonstrar que as práticas de saúde são tão antigas quanto a humanidade, pois são inerentes à própria condição de sobrevivência. Segundo Kawamoto e Fortes (1997), por muitos séculos a enfermagem foi exercida, de maneira empírica, pelas mães, por sacerdotes, feiticeiros e religiosos.

No entanto, apenas no século X os conceitos sobre enfermagem sofreram importantes modificações sob influência de Nightingale. Acerca dessa questão, Oguisso (2005) relata que, não obstante o treinamento e a atividade de cuidar de feridos e doentes existirem antes de Nightingale, sua forte personalidade, visão e habilidade prática para organização conseguiram dar à enfermagem os poderosos fundamentos, os princípios técnicos e educacionais e a elevada ética que impulsionaram a profissão e criaram oportunidades impensáveis anteriormente.

Outro importante período da história da enfermagem que abordaremos diz respeito às teorias de enfermagem. Segundo Cianciarullo (2001), até o fim da década de 1950, pouco se fez em relação à ciência da enfermagem. A partir daí, parece ter havido um consenso entre os enfermeiros pela busca de conhecimentos específicos da profissão, organizados e sistematizados em teorias e modelos de estruturas, visando a descrever, explicar e predizer fenômenos vinculados à disciplina de enfermagem.

Almeida e Rocha (apud GOMES; DONOSO, 1999) enfatizam que a procura pela autonomia e pela especificidade da enfermagem possibilitaram a construção de um corpo de conhecimentos científicos, que teve início no fim da década de 1960, estendeu-se por todos os anos de 1970 e chegou à atualidade, em sua expressão mais recente e dominante, na enfermagem ocidental.

Para Bastos e Mendes (2005), o reconhecimento da necessidade de desenvolver um sistema de trabalho que concretize a proposta de promover, manter e restaurar o nível de saúde do cliente surgiu nas últimas três décadas. Nesse período, teve origem o processo de enfermagem, que, para Horta (1979), foi o motivo que levou a enfermagem a atingir sua maioridade. “Nesse contexto, a SAE é legitimada como marco teórico da prática da enfermagem [...]” (BASTOS; MENDES, 2005, p. 30).

As últimas tendências relacionadas à

SAE são os diagnósticos, as intervenções e os resultados de enfermagem, com classificações publicadas, respectivamente, pela Nursing American Diagnoses Association (Nanda), com propostas de intervenção de enfermagem definidas na Nursing Interventions Classification (NIC), e os respectivos resultados, na Nursing Outcomes Classification (NOC). Sobre esses sistemas ressaltam Dochteman e Bulechek (2003) que, no futuro, os enfermeiros poderão registrar, em um banco de dados, toda assistência que prestarem. Todas essas informações, por sua vez, estarão disponíveis aos futuros profissionais da área.

d i t o r i a l

P o nto de vist a

A r t i g o s

I n s t r uções p a r a os a u t o r e s

Cianciarullo (2001) afirma que aquele que tem o cuidado por profissão demonstra o desvelo pela conservação da vida. A enfermagem é uma profissão que se dedica, de modo específico, à conservação da integridade, à reparação daquilo que constitui obstáculo à vida. O domínio, a abrangência do campo de enfermagem, exige preparo amplo, busca constante de aprimoramento pessoal e de competência profissional.

2 Metodologia

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com