TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados De Enfermagem

Exames: Cuidados De Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 4

Cateter vesical de demora

Sondagem vesical de demora é uma sonda folley com várias apresentações de tamanho, que é introduzida no meato urinário até a bexiga

a higiene perineal (no meato onde a sonda entra) deve ser feita no mínimo três vezes ao dia com iodofor aquoso, evitando infecções.

cuidados

Ter atenção quanto ao intervalo de troca e encaminhar o idoso para realizar a troca da sonda por profissional capacitado (enfermeiro ou médico).

- Visualizar sempre o aspecto de urina que está saindo na bolsa coletora e atentar para urina com presença de sangue, pus, grumos (como coágulos), etc. Sempre que houver uma diferença da urina convencional para outro tipo de urina é importante que o médico seja comunicado, pois em alguns casos poderá se tratar de uma infecção de trato urinário que requer atenção especial.

- Observar a quantidade de urina que está sendo drenada diariamente e sinais de que possam indicar a obstrução da sonda, como por exemplo, mal-estar geral no idoso, quantidade reduzida de urina na bolsa coletora e bexiga dura à palpação. Nesses casos, o cuidador deve ir a um profissional capacitado para avaliação e posterior conduta.

- Não abrir o sistema entre a sonda e a bolsa coletora. O sistema de sondagem vesical de demora é fechado e estéril, devendo assim ser mantido.

- Esvaziar a bolsa coletora conforme técnica descrita abaixo:

cateter vesical de alivia

A sonda vesical de alívio serve para o esvaziamento imediato da bexiga sem a permanência da sonda, sendo retirada após o alívio da bexiga. A Sondagem Vesical de Demora, é instalada e deixada pelo tempo estipulado pela equipe médica conforme a abordagem terapêutica adotada.

Cuidados

• Incentivar a ida ao sanitário e acompanhar o paciente adotando medidas que o deixem relaxado e confortável para urinar naturalmente.

• Em casos de paciente acamado ou cuja locomoção lhe crie uma situação penosa ou desconfortável, oferecer os recipientes sanitários (papagaio no caso masculino e comadre no caso feminino), e proceder com calma e tranquilidade para que a eliminação transcorra naturalmente.

• Na cama elevar a cabeceira e flexionar os joelhos pode ajudar a aliviar a tensão da musculatura pélvica, proporcionando alívio da compressão desses músculos nas extremidades do sistema urinário. Isso pode liberar a urina sem necessidade da sondagem vesical de alívio.

• A aplicação de calor local, no ventre, logo abaixo do umbigo, auxilia no alívioda tensão da musculatura pélvica, estimula a circulação local e naturalmente relaxa a musculatura.

• O barulho de água correndo (torneira aberta ou fio de água vagarosamente entornada num copo), também serve de estimulo psicológico válido para se evitar utilizar a sondagem vesical de alívio.

Cateter venoso periférico

Taxas de flebites para cateteres venosos periféricos são semelhantes para cateteres inseridos por 72h ou 96h, assim, recomendamos a troca rotineira a cada 96h, se possível;

Cuidados

- utilizar somente seringas de 5 cc

O sitio de isercao deve ser observado a cada hora para sinais de obstrução da veia cava superior, extravasamentos, sangramentos, sinais de infecção vazamento da infusao, segurança da fixação do cateter e do curativo

Não puncionar veias do membro em que for inserido localizados paralelamente ao trajeto co mesmo. No sentido de proteger contra qualquer dano

Em caso de obstrução parcial ou total do cateter, não tentar desobstruilo diretamente com uma seringa

Lavar as mãos com solução degermante antes ou após manusear o cateter e o circuito

Dreno de tórax

Dado os cuidados com o dreno do tórax são:

Fixar corretamente o dreno no tórax do paciente com fita adesiva,

Certificar-se que as tampas e os intermediários do dreno estão corretamente ajustados e sem escape de ar,

Manter o frasco coletor sempre abaixo do nível do tórax e o qual deve está mantido dentro de uma solução estéril ( selo d'água),

Orientar o cliente a manter o frasco coletor sempre abaixo do nível do tórax e tomar cuidado para não quebrar, caso isto ocorra, ele deve imediatamente pinçar com os dedos a extesão do dreno e o frasco o que evitará a penetração de ar na cavidade pleural.

Drenos do tórax deve ser mantido mergulhado em solução esteril contida no frasco coletor ( selo d'água).

O auxliar ou técnico de enfermagem deve atentar para o aspecto do líquido drenado quanto á : volume drenado,viscocidade, coloração) qualquer alteração deve ser comunicado imediatamente a enfermeira/médico.

Observar a oscilação da coluna de líquido no interior do frasco coletor ( deve está de acordo com os movimentos respiratórios do cliente)

Punção venosa

Punção venosa periférica: dar preferência aos membros superiores, evitando os locais de dobras cutâneas;

Cuidados

Lavar as mãos, usar luvas de procedimento;

- Fazer anti-sepsia da pele do paciente com álcool 70%.

Usar técnica asséptica no preparo de soluções, administrar imediatamente após o preparo ou refrigerar se recomendado pelo fabricante;

- Dar preferência a sistemas fechados de infusão;

- Anti-sepsia com álcool 70% ao abrir frascos de soro e de medicamentos;

- Observar: turvação, fendas e perfurações, vedação e perda de vácuo, data de validade;

- Manter o sistema de infusão sempre fechado;

- Administrar medicações em local próprio (injetor lateral, torneirinhas, extensões) com anti-sepsia prévia das conexões com álcool 70

Anotação de enfermagem

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »