TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados Paliativos Em Crianças Com Cancer

Monografias: Cuidados Paliativos Em Crianças Com Cancer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  4.345 Palavras (18 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

Introdução: Cuidado paliativo anseia melhorar a qualidade de vida do paciente e sua família, aliviar o sofrimento e readquirir o respeito e a dignidade de quem possui uma doença terminal. A equipe de enfermagem aprende a identificar e prestar uma assistência de qualidade a esse paciente proporcionando a ele momentos mais tranquilos e diferenciados. O objetivo desse estudo é identificar as percepções da assistência de enfermagem frente aos cuidados paliativos das crianças com câncer. Metodologia utilizada será pelo método de pesquisa historia oral de vida que é um dos métodos que compõem o campo da pesquisa qualitativa, através dos relatos de experiências vividas pelos profissionais de enfermagem. Resultados: Os resultados atingiram o objetivo da pesquisa de maneira positiva, através da identificação das percepções dos profissionais que atuam na área. Conclusão: Trabalhar com cuidados paliativos de crianças diagnosticadas com câncer requer muito mais dos profissionais físico e emocionalmente, para que possam lidar com o cotidiano sofrido do paciente e de seus familiares.

Descritores: Cuidados paliativos, Neoplasia, Equipe de enfermagem, Pediatria.

ABSTRACT

Introduction: Palliative care yearns improve the quality of life of patients and their families, relieve suffering and regain the respect and dignity of those who have a terminal illness. The nursing staff learn to identify and provide quality care to this patient giving him more quiet and different moments. The aim of this study is to identify the perceptions of nursing care to palliative care ahead of children with cancer. Methodology will be used by the method of oral history research of life that is one of the methods that comprise the field of qualitative research, through the accounts of experiences by nursing professionals. Results: The results achieved the goal of research in a positive way, by identifying the perceptions of professionals working in the area. Conclusion: Working with palliative care of children diagnosed with cancer requires more professional of physical and emotionally, so that they can cope with the daily suffering of patients and their families.

Keywords: Hospice, neoplasm, nursing staff, Pediatrics.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 OBJETIVO 8

3 METODOLOGIA 9

3. 1 Delineamento da pesquisa 9

3. 2 Populações de estudo 10

3. 3 Local e período do estudo 10

3. 4 Coletas de dados 11

3. 4. 1 Instrumento para coleta de dados 11

3. 5 Análises de dados 11

4 RESULTADOS 12

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS

ANEXOS

1 INTRODUÇÃO

O câncer tem sido abordado constantemente em pesquisas e tem ganhado repercussão na sociedade, que tem a necessidade de conhecer as possibilidades de cura e tratamento, porem, às vezes a cura torna- se algo distante (AVANCI, 2009).

Segundo Paro (2005) a palavra câncer tem sua origem no latim, que significa caranguejo, essa nomenclatura deve-se as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como os tentáculos de um caranguejo. O câncer é um processo patológico que surge com o crescimento desordenado de células, transformadas pela mutação do DNA, que invadem os tecidos e podem se disseminar pelo organismo, fenômeno denominado metástase.

As neoplasias mais frequentes durante a infância são a leucemia, tumores cerebrais e linfomas. O câncer infantil é raro, porém já é considerado a principal causa de mortes em crianças. Graças aos avanços tecnológicos e a divulgação da relevância do diagnóstico precoce, aumentaram os índices de sobrevida, contudo parte considerável não alcançará a cura de sua enfermidade (SILVA, 2011).

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, no Art. 2º “Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos...”, portanto é considerado um ser que precisa de cuidados, atenção e que somente esta no começo de sua vida, diante da notícia de que a criança tem câncer toda a família se desestrutura, pois juntamente com o diagnóstico todos deparam-se com estigmas que a doença traz, e que também pode interferir no processo natural de continuidade da vida (AVANCI, 2009).

Existem atualmente três tipos de cuidados prestados à criança com câncer que são: preventivos com ações anteriores ao nascimento como aconselhamento genético e após mantendo hábitos saudáveis; curativos que consiste no diagnóstico, tratamento e controle da doença, porém, com a evolução do câncer, pode-se chegar a uma etapa onde o paciente não responde mais às terapias, quando o prognóstico do mesmo é considerado fechado, o que segundo o Ministério da Saúde, leva em consideração três aspectos principais: poucas opções terapêuticas, ausência de possibilidade de cura e ausência de possibilidade de controle da doença, a partir desse momento não se busca a cura, mas sim, proporcionar conforto e suporte para o paciente e seus familiares, o que caracteriza os cuidados paliativos, que vem do Latim PALLIARE que diz ”cobrir com manto”; metaforicamente, “tapar, encobrir, ocultar, disfarçar” (SCHINZARI, 2013).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2009), cuidado paliativo é uma abordagem que anseia melhorar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias que enfrentam problemas relacionados a doenças que colocam em risco a vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, outras dificuldades de ordem física, psicossocial e espiritual (REIS, 2012).

No contexto de saúde, os cuidados paliativos são imprescindíveis para readquirir o respeito e a dignidade da vida de quem possui uma doença terminal (MUTTI, 2012).

Com as recorrentes internações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com