TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados de enfermagem

Tese: Cuidados de enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Tese  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

Considerações iniciais

O cuidado manifesta-se na preservação do potencial saudável dos cidadãos e depende de uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si.

O cuidado significa desvelo, solicitude, diligencia, zelo, atenção, e se concretiza no contexto da vida em sociedade. Cuidar implica colocar-se no lugar do outro, geralmente em situações diversas, quer na dimensão pessoal, quer na social. É um modo de estar com o outro, no que se refere a questão especiais da vida dos cidadãos e de suas relações sociais, dentre estas o nascimento, a promoção e recuperação da saúde e a própria morte.

Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanidade, ajudando pessoas a encontrar significados na doença, sofrimento e dor, bem como, na existência.

Nesta relação de respeito ao outro, é preciso considerar o conceito de mutualidade com o meio-termo ou equilibro entre duas posições extremas: o paternalismo e a autonomia.

A noção subjacente do engajamento e do comprometimento considera a atividade do cuidado de enfermagem valiosa por si mesma. O cuidado é parte integrante do processo de sobrevivência da vida humana associada.

O valor intrínseco da vida humana, animal e vegetal, pois quaisquer formas ou estados da vida transmitem a idéia de algo valioso.

Vida humana como valor instrumental

Diz respeito ao quanto a vida de cada um serve aos interesses das demais pessoas. Algo é instrumental importante se seu valor depender de sua utilidade e de sua capacidade para ajudar a pessoas a obter o que desejam, tal qual o dinheiro, os medicamentos, entre outros. Caso contrario, são simplesmente bens disponíveis, instrumentais valiosos para a pessoa em particular.

Vida humana como valor subjetivo

é quando a pessoa mede seu valor para ela mesma, ou seja, em termos de ate que ponto ela quer esta vida e ate que ponto estar vivo é bom para cada pessoa.

Vida humana com valor intrínseco

Refere-se ao valor subjetivo que uma vida tem para a pessoa de cuja vida se trata. Parte-se do pressuposto de que hya um desejo dos homens em tratr uns aos outros não apena como meios, mas como finalidades em si mesmo. Isto porque o

instrumental geralmente se associa a subjetividade da pessoa, uma vez que so vale para aquela pessoa que deseja esse bem. Assim também para a vida humana. Ela pode ter um valor subjetivo na medida em que a pessoa estabelece seu valor para ela mesma, ou seja, em termos de ate que ponto ela quer esta vida e o quanto estar vivo e saudável é bom.

Essas três categorias estão presentes na arte e nos fundamentos do cuidado em enfermagem, articulando-se e valorizando-as, pois uma das premissas da vida humana associada, jamais posta em duvidas nas atitudes e nas ações humanas, consiste em viver e prosperar. “pessoa” se identifica, no contexto deste trabalho, pela sua atividade e criatividade.

O cuidar em enfermagem, a partir dessas premissas, se identifica por ser uma atividade universal e intrinsecamente valiosa, mesmo que compreendido somente no contexto da saúde, esta entendida como uma maneira de abordar a existência com uma sensação não apenas de possuidor ou portador, mas também, se necessário, de criador de valores e de instaurador de normas vitais.

Se o ser humano revela um valor em si e a vida em sociedade requer a promoção da saúde para o desempenho de suas atividades na polis, o cuidado em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com