TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A proliferação de células epiteliais do colo do útero

Seminário: A proliferação de células epiteliais do colo do útero. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 2

- Fase de Raíz

Proliferação celular na alça cervical origina o diafragma epitelial e a bainha

radicular de Hertwing No final da fase de coroa. de dentro para fora.durante a formação da porção coronária do dente é necessário a presença de células epiteliais( do epitélio interno do órgão do esmalte)

- Fase de campânula: nessa fase, a proliferação das células epiteliais desacelera, diminuindo assim o órgão do esmalte. Tanto no órgão do esmalte quanto na papila dentária ocorre a diferenciação das diversas células do germe dentário. Por isso essa fase também recebe o nome de Fase de morfo e histodiferenciação.

O órgão do esmalte adquire agora o aspecto de um sino, com sua concavidade mais acentuada e suas margens mais aprofundadas. Entre o epitélio interno e o retículo estrelado, passamos a observar duas ou três camadas de células pavimentosas que constituem o Estrato intermediário, que participa na formação do esmalte.

A margem onde os epitélios interno (suas células tornam-se cilíndricas baixas com núcleo central) e externo (suas células tornam-se achatadas) encontram-se torna-se angulada, sendo chamada de Alça cervical, local onde, por volta do final da fase de coroa, suas células proliferarem-se pra formar a Bainha radicular de Hertwig, que induz a formação da raiz do dente.

Epitélio externo/Epitélio interno/Retículo estrelado/Estrato intermediário/Papila dentária/Alça cervical.

- Como ocorre a diferenciação de odontoblastos e ameloblastos?

As células do epitélio interno, até então cilíndricas baixas com núcleo próximo à lâmina basal, tornam-se cilíndricas altas. Seu núcleo passa por um fenômeno chamado inversão de polaridade, passando a se localizar do lado oposto à papila dentária. Após esse fenômeno essas células se transformam em pré-ameloblastos.

Após as modificações sofridas pelo epitélio interno, sob influência dos pré-ameloblastos as células ectomesenquimais da periferia da papila, agora chamadas de pré-odontoblastos, param de se dividir, aumentam de volume e diferenciam-se em odontoblastos, responsáveis pela formação da dentina.

Após a deposição da primeira camada de dentina (dentina do manto) os pré-ameloblastos completam sua diferenciação em ameloblastos. Dessa forma, a formação do esmalte inicia-se durante a fase de coroa.

Células do epitélio interno/Pré-ameloblastos/Ameloblastos/Células ectomesenquimais/ Pré-odontoblastos

- Fase de coroa: Dentinogênese e amelogênese ocorre na fase de coroa.

também chamada de fase de campânula avançada; nela ocorrem a deposição de dentina e esmalte da coroa do do futuro dente.

Ameloblastos/Odontoblastos/Esmalte/Dentina

- Fase de Raíz

Proliferação celular na alça cervical origina o diafragma epitelial e a bainha

radicular de Hertwing No final da fase de coroa. de dentro para fora.durante a formação da porção coronária do dente é necessário a presença de células epiteliais( do epitélio interno do órgão do esmalte)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com