TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Célula Animal - Tecido Epitelial

Ensaios: Célula Animal - Tecido Epitelial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  1.704 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

1.1 Célula animal

A palavra célula foi usada pela 1° vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke (1635-1703). Com um microscópio muito simples ele observou pedaços de cortiça, e ele percebeu que ela era formada por compartimentos vazios que ele chamou de células.

Célula animal é uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana (carioteca) ,podem ser também unicelulares ou pluricelulares. A célula animal é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo.

Figura 1. Célula Animal. Fonte das imagens: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/3-0404f5f2c5.jpg

Metabolismo -Orgânulos:

Como podemos observar na figura acima, a célula animal é composta de nucléolo, onde armazena carga genética; Núcleo celular, onde encontra-se os cromossomos do DNA; Ribossomos, faz a síntese de proteínas; Vesículas; Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso, que faz o transporte de proteínas; Complexo de Golgi que armazena e libera as proteínas; Microtúbulos; Retículo Endoplasmático liso, que faz o transporte de proteínas; Mitocôndrias responsável pela respiração da célula; Vacúolo, que serve como reserva energética; Citoplasma e Lisossomos, responsável pela digestão.

2 OBJETIVO

A célula é a maior unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de célula, e cada uma desempenha sua função específica, visando a manutenção da vida no organismo.

Quase todas as células possuem características comuns, em relação a sua forma. Sendo assim estuda-se cada uma a sua maneira, com técnicas diferenciadas para sua observação.

2.1 Objetivo Principal

Conhecer as principais partes de um microscópio, assim como seu manuseio. Aprender o preparo das lâminas, com tecidos ou escamação das células, no caso o da mucosa oral, para obter maior conhecimento de suas estruturas ( parede celular, membrana plasmática, núcleo, etc), da célula eucarionte.

A realização dessa atividade, contribui para o conhecimento na área da citologia, conhecendo as diferenças entre as células animais, e também no manuseio do microscópio óptico.

3 EXAME DE MATERIAL VIVO

3.1 Célula epitelial

Um epitélio ou tecido epitelial é um tecido formado por células justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si. Sua principal função é revestir a superfície externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais internas. A perfeita união entre as células epiteliais fazem com que os epitélios sejam eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais.

3.2 Análise das células da mucosa bucal (células epiteliais)

O epitélio bucal é o tecido animal que reveste a mucosa bucal.

A observação deste material microscópico exige a aplicação de técnicas que

permitem uma melhor visualização dos seus componentes, pelas suas dimensões reduzidas, e a técnica da coloração que nos permite evidenciar as estruturas celulares, já que as células não apresentam contrastes.

Visualizando o material colhido da mucosa, podemos observar que as células epiteliais apresentam forma e contorno definidos, por serem eucariontes: são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas.

Utilizando o corante azul de metileno, observamos que o núcleo fica em evidência, mais escuro do que o citoplasma, pois o corante azul de metileno é um corante de PH básico, sendo assim cora intensamente o núcleo, pois este apresenta-se rico em ácidos nucléicos, Ex: o DNA (ácido desoxirribonucléico) onde contém as informações genéticas das células, localizado no núcleo e nas mitocôndrias, este tem o PH mais ácido.

A estrutura destas células tem diferentes tamanhos e são chamados de poliédrica.

As organelas também podem ser observadas, são pequenos pontinhos ao redor do citoplasma. Veja o exemplo:

Células observadas no aumento total de 4x. As células neste aumento são pequenas, mas podem ser observadas.

Figura 2. Tecido Epitelial. Aumento total de 4x

Fonte das imagens: (Alves; Liliane, 2014)

Células observadas no aumento total de 10x. Neste aumento já podemos observar o núcleo no centro das células.

Figura 3. Tecido Epitelial. Aumento total de 10x.

Fonte das imagens: (Alves; Liliane, 2014)

Células observadas no aumento total de 40x Com as células epiteliais neste aumento, podemos observar o núcleo mais corado e o citoplasma mais claro. Não é possível a observação da membrana plasmática, porém conseguimos perceber as organelas que são os pequeninos pontinhos ao redor do citoplasma.

Figura 4. Tecido Epitelial. Aumento total de 40x.

Fonte das imagens: (Alves; Liliane, 2014)

4 MATERIAIS UTILIZADOS

 Microscópio Óptico

O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nu.

 Swab ou palito de sorvete

Utilizado para fazer a raspagem da mucosa bucal.

 Lâmina e lamínula: Para colocar o material colhido da mucosa;

 Azul de metileno a 1% ou 0,5% ou lugol.: Solução;

 Álcool 70%: Para fixar melhor o material;

 Conta–gotas ou Pipeta Pasteur: Instrumento volumétrico para medir a taxa de líquido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com