TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Epitelial

Ensaios: Tecido Epitelial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  2.852 Palavras (12 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 12

Tecido epitelial de revestimento

1. OCORRÊNCIA: Revestindo todas as superfícies e forrando todas as cavidades. Exemplo: esôfago, traquéia, útero...

2. FUNÇÕES:

. Revestimento . Proteção . Absorção . Condução de substâncias

3. ESTRUTURA:

3.1. MEMBRANA BASAL:

Função: Adesão; Apoio; Sustentação; Semipermeabilidade.

Ao microscópio eletrônico:

• Lâmina Basal = Material glicoprotéico + Fibrilas Colágenas

• Membrana Reticular = Material glicoprotéico + Fibrilas Reticulares

LÂMINA BASAL = Quase todos os epitélios apresentam na sua superfície de contato com o tecido conjuntivo.

3.2. SUBSTÂNCIA INTERSTICIAL OU MATRIZ EXTRACELULAR

Com exceção de uma camada muito delgada de glicoproteínas, que geralmente reveste as células epiteliais, não existe substância intersticial entre elas. Esta camada chama-se GLICOCÁLIX. Acredita-se que estas glicoproteínas façam parte nos processos celulares de pinocitose, e adesão entre células. Conforme Kessel (2001) a matriz extracelular é secretada na base da célula, sendo chamada de lâmina basal.

3.3. FORMA DAS CÉLULAS

As dimensões e as formas das células epiteliais variam muito. Observa-se desde células achatadas como um ladrilho, até células prismáticas altas, com todas as formas intermediárias. Geralmente as formas dos núcleos acompanham a forma das células. Exemplo: células cúbicas - núcleo esférico, células prismáticas - núcleo elíptico

3.4. COESÃO ENTRE AS CÉLULAS

As células epiteliais apresentam uma intensa adesão mútua, e para separá-las, são necessárias forças mecânicas relativamente grandes. Essa coesão varia com o tipo epitelial,

mas é especialmente desenvolvida nos epitélios sujeitos a fortes trações, exemplo pele. Essa coesão é em parte devido a ação adesiva das glicoproteínas do glicocálix. O íon cálcio também é importante para a manutenção da coesão entre as células. A adesão celular é reforçada por estruturas especiais, como os desmossomos.

3.5. REGENERAÇÃO

Os epitélios são tecidos cujas células têm vida limitada. Ocorre, pois uma renovação constante dessas células, graças a uma atividade mitótica contínua. A velocidade dessa renovação, porém, é variável, podendo ser muito rápida em certos casos e lenta em outras. Como exemplo extremo citamos o epitélio de revestimento do intestino que se renova a cada 2 a 3 dias, e o das glândulas salivares e do pâncreas, que levam mais de 2 meses para se renovar. Nos epitélios estratificados e pseudo estratificados, em geral as mitoses ocorrem nas células situadas junto à lâmina basal.

3.6. METAPLASIA

Em determinadas condições patológicas, certas células, podem sofrer uma série de alterações e dar origem a um novo tipo de tecido. Este processo se chama metaplasia; é uma alteração reversível, e os seguintes exemplos podem ser citados:

a. O epitélio pseudo estratificado da traquéia e dos brônquios, em fumantes crônicos sob a ação irritante do fumo, pode ser substituído por epitélio estratificado pavimentoso.

b. Em casos de carência de vitamina A, o epitélio dos brônquios, bexiga e vários outros são substituídos por epitélios estratificados pavimentosos cornificados.

OBS: A metaplasia não é exclusiva do tecido epitelial, podendo ocorrer em outros órgãos.

ESPECIALIZAÇÃO DA MEMBRANA SUPERFICIAL

- MICROVILOS Milhares de evaginações da membrana sob a forma de dedos de luvas, na superfície livre da célula. Presente nas células epiteliais com função de absorção. Os microvilos aumentam a eficiência dos processos de absorção, ampliando muito a superfície de contato das células com o ambiente. Exemplo: Intestino, Rim.

- CÍLIOS E FLAGELOS Na superfície das cél. Epiteliais Ciliadas existem grande quantidade de estruturas móveis e alongadas chamadas CÍLIOS. O movimento ciliar é geralmente coordenado, provocando uma corrente de fluido em uma só direção, na superfície das cél. Epiteliais ciliadas. Exemplo: Traquéia.

Os Flagelos são encontrados nos mamíferos somente nos espermatozóides, tem uma estrutura semelhante à dos cílios. Diferem, entretanto em suas dimensões, sendo mais longos que estes.

- ESTEREOCÍLIOS São constituídos por longos microvilos, que podem ou não se anastomosar livremente entre si. São encontrados na região apical das células de revestimento do epidídimo e do canal deferente.

Classificação do Tecido Epitelial

Simples:

a)pavimentoso: Consiste de uma camada única de células achatadas, que se assemelham os ladrilhos de pavimento. O núcleo das células é centralmente localizado, sendo esférico ou oval. Denominações especiais:

- ENDOTÉLIO: reveste internamente o coração, vasos sangüíneos e linfáticos.

- MESOTÉLIO: forra as cavidades pleural, pericárdica e peritoneal, e a face externa dos órgãos contidos em cavidades.

b)cúbico: Consiste em uma camada única de células que se assemelham aos cubos. O núcleo é esférico e central. Sua ocorrência é recobrindo os pequenos ductos em certas glândulas (ex. salivares), e forma as unidades secretoras de outras glândulas ( ex. tireóide). FUNÇÃO: Secreção e absorção.

c)cilíndrico: Consiste em uma camada única de células que se assemelham a colunas verticais. A extremidade de cada célula, que descansa sobre a lâmina basal, é conhecida como região basal da célula. A sua extremidade é conhecida como região apical da célula. Seu núcleo é central ou próximo a região basal da célula. Sua ocorrência é revestindo o estômago, intestinos, útero, vesícula biliar.

Pseudo-estratificado:

a)cilíndrico:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com