TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Célula Vegetal

Trabalho Universitário: Célula Vegetal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

As células vegetais são células eucarióticas, isto é, possuem núcleo individualizado e organizado. As células vegetais são constituídas por núcleo, nucléolo, citoplasma, membrana plasmática e parede celular, possuindo diversos organitos no seu citoplasma: mitocôndrias, retículo endoplasmático, ribossomas, aparelho ou complexo de Golgi, cloroplastos e vacúolos.

A função do núcleo das células vegetais é, como qualquer núcleo de qualquer tipo de célula, comandar todas as ações da célula, é como se fosse o "cérebro" da célula. O nucléolo existe no interior do núcleo, não é rodeado de membrana, possui uma forma redonda e não tem uma função específica. Resulta de acumulações de ácidos nucleicos. As mitocôndrias têm a função de obter energia - respiração aeróbia -. São formadas por cristas mitocôndriais, por uma matriz mitocôndrial e por uma membrana interna. O retículo endoplasmático tem a função de transportar substâncias no interior da célula, funciona como uma rede de "canos" ou "tubos" interligados. Os retículos endoplasmáticos podem ser de dois tipos:

(a) Retículo endoplasmático liso (REL). Caso não possua ribossomos nas suas extremidades;

(b) Retículo endoplasmático rugoso (RER). Caso possua ribossomos nas suas extremidades.

Os ribossomos têm a função de síntetisar proteínas. São pequenas estruturas constituídas por duas porções e, por vezes, estão associadas aos retículos endoplasmáticos. O aparelho ou complexo de Golgi tem a função de excretar, para o exterior da célula, as substâncias tóxicas que existem no seu interior.

Os cloroplastos são organitos que apenas existem nas células eucarióticas vegetais, têm a função de realizar a fotossíntese. São constituídos pela tilacóide, pelo estroma, pela membrana interna e pela membrana externa. Os vacúolos das células eucarióticas vegetais são grandes e pouco numerosos, têm a função de armazenar gases, pigmentos, açúcares, proteínas e outras substâncias. Os vacúolos são rodeados por uma membrana e, os de maiores dimensões, podem ocupar grande parte do citoplasma da célula, encostando os restantes componentes da célula à membrana plasmática. A membrana plasmática ou membrana celular possibilita as transferências de matéria e de energia da célula com o exterior e vice-versa;

A parede celular existe apenas nas células eucarióticas vegetais e nas células procarióticas (células que não possuem um núcleo individualizado e organizado), e é o componente celular que separa o meio interior da célula, do meio exterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com