TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células Eucariontes E Procariontes

Monografias: Células Eucariontes E Procariontes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 4

1.Explique as diferenças entre as células eucariontes e procariontes:

As células procariontes são células que não possuem núcleo, a carioteca. O DNA dessas células possui um formato anelar e fica disperso pela membrana. Essas células também não possuem Complexo de Golgi e retículo endoplasmático. Os organismos constituídos por essas células são unicelulares.

As células eucariontes são mais complexas. Essas células possuem membrana nuclear e vários tipos de organelas. Os animais e as plantas, em sua maioria, são constituídos por essas células. As células eucariontes são constituídas por Complexo de Golgi, flagelo, retículo endoplasmático, lisossomo, parede celular, fibras de citoesqueleto, mitocôndria, núcleo, cloroplastos, vacúolos, centríolos, ribossomos e retículo endoplasmático rugoso.

2.Explique a estrutura e função das organelas celulares:

Membrana Plasmática: Estrutura que envolve o citoplasma, formada por lipídios e proteínas lembrando um Mosaico Fluído. Funções: Possui uma Permeabilidade Seletiva, regula trocas de substâncias por transporte Passivo ou Ativo. Captura substâncias por Fagocitose ou pinocitose.

Ribossomos: Formado pelo RNA e Proteínas. Funções: Síntese Proteica e encadeando aminoácidos podem compor o Retículo Endoplasmático Rugoso.

Mitocôndrias: Possuem 2 membranas e DNA, com isso pode se autoduplicar. Funções: Participa da Respiração Celular (produz energia – ATP)

Retículo Endoplasmático: Vesículas e Túbulos que percorrem o citoplasma. Funções: Transporte e armazenamento de substâncias. No liso há síntese de lipídios/esteroides, e no Rugoso de Proteínas.

Lisossomos: Vesículas com enzimas digestivas. Função: Digestão intracelular, Autofagia ( manutenção celular) e Autólise ( Suicídio Celular).

Complexo de Golgi: Pilhas e Vesículas – Secreção de Substâncias e Síntese de Polissacarídeos e glicoproteínas. Formação de Acrossomo do Espermatozoide e Lisossomos.

Centríolo: Micro túbulos Cilíndricos Perpendiculares. Funções: Atuam na divisão celular.

Peroxissomos: Possuem enzimas, principalmente a Catalase. Realiza a quebra de substâncias tóxicas, como os radicais livres.

3.Quais são as classes de moléculas presentes nas células ,quais seus monômeros:

São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

Água: A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

Minerais: Alguns minerais estão presentes em grandes quantidades e outros em baixíssimas concentrações. Entre eles, podemos citar o cálcio, o magnésio, o ferro, o sódio e o potássio.

Carboidratos: Monossacarídeos

Lipídios: Ácidos graxos

Proteínas: Aminoácidos

Ácidos Nucleicos: Nucleotídeos

4.Qual a função da membrana celular , represente as estruturas:

As principais funções da membrana celular:Envolver a célula, separando o meio intracelular do extracelular .Garantir a manutenção da composição química da célula através da permeabilidade seletiva. Permitir que a célula relacione-se com o meio externo. Ao regular sua composição química e separar a célula do meio externo, a membrana celular deu à célula a propriedade da individualidade, ou seja, permitiu reconhecer a célula como um indivíduo.

5.Explique os tipos de transporte de substâncias pela membrana plasmática:

Transporte passivo: sem gasto de energia.

Osmose: transporte de solvente, contra o gradiente de concentração, através de membrana semipermeável e sem gasto de energia.

Ex.: água

Difusão: movimento de moléculas que seguem o fluxo do meio mais concentrado de soluto, para o menos concentrado, sem gasto de energia. A difusão que ocorre na membrana plasmática, pode ser de 2 tipos:

Difusão simples: sem a necessidade de proteínas de transporte; ocorre com substâncias lipossolúveis; também ocorre por meio de proteínas de canais .

Difusão Facilitada: ocorre com auxílio de proteína transportadora (permease), que se liga à substância e a transporta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com