TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células Eucariontes E Procariontes

Dissertações: Células Eucariontes E Procariontes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 7

Secreção Celular

As células que sintetizam muita proteína para secreção possuem um ergastoplasma muito desenvolvido. As proteínas passam, depois de sintetizadas, para o complexo de Golgi. Esse organoide pertence ao conjunto de cavidades intracelulares delimitadas por membrana lipoprotéica. O Complexo de Golgi tem papel destacado nas células que produzem proteínas para exportação. A produção de substâncias que serão exteriorizadas e que têm alguma função fora das células produtoras constitui a secreção celular. A análise da atividade secretora pode ser feita em uma célula secretora típica, como uma célula acinosa do pâncreas. Todo o processo de secreção é unidirecional, e a célula secretora tem um padrão polarizado. O processo se inicia na região basal e termina na região apical da célula.

Os aminoácidos, matéria-prima para a produção das proteínas, entram na célula pela base, rica em ergastoplasma, e são empregados na produção de proteínas (fase de síntese). Em vesículas que surgem do ergastoplasma, essas proteínas se dirigem às vesículas do complexo de Golgi. Essas vesículas se fundem aos sacos do complexo de Golgi nas suas faces cis ou formativas, voltadas para o ergastoplasma. Da face oposta, a face trans ou face de maturação, começam a se desprender grânulos contendo as proteínas que já passaram pelas transformações pós-traducionais (fase de concentração e de embalagem). Esses grânulos, agora chamados grânulos de zimogênio, sobem em direção à região apical da célula (fase de armazenamento). Finalmente, esses grânulos se abrem e despejam as secreções no exterior da célula. No caso especial das células dos ácinos pancreáticos, essa secreção é formada por enzimas digestivas que, posteriormente, serão lançadas no intestino delgado como componentes do suco pancreático.

Digestão Celular

Dá-se o nome de digestão ao processo de quebra das macromoléculas dos alimentos em unidades menores. Nos protozoários e nas esponjas a digestão dos alimentos ocorre total ou parcialmente dentro das células (digestão intracelular). Nos animais dotados de um tubo digestivo, a fragmentação dos alimentos acontece no interior do tubo digestivo, e quando o alimento é distribuído para as células do corpo desses animais, já se encontra processado. Essa digestão que se dá no tubo digestivo é chamada digestão extracelular. Nos animais, a digestão intracelular tem alguns papéis bastante específicos, como o combate aos agentes infecciosos (bactérias e vírus) ou a digestão de organoides intracelulares velhos ou danificados.

Digestão Heterofágica: É a digestão de partículas englobadas pelas células por pinocitose ou por fagocitose. O alimento englobado permanece em uma vesícula, o vacúolo alimentar (fagossomo ou pinossomo, de acordo com o processo empregado em seu englobamento). Os lisossomos se fundem com o vacúolo alimentar, formando os lisossomos secundários ou vacúolos digestivos.

Digestão Autofágica: As enzimas dos lisossomos podem digerir componentes de uma célula, transformando um tipo celular em outro. Estruturas celulares velhas, danificadas ou afuncionantes, como mitocôndrias ou partes do retículo endoplasmático, podem ser englobadas pelos lisossomos primários, formando o vacúolo autofágico. Trata-se de uma forma bastante eficiente e econômica de reaproveitamento de matéria orgânica.

Metamorfose: larva adulto

Digestão Extracelular: Por exocitose, as enzimas dos lisossomos podem ser exteriorizadas e agir fora das células. No tecido ósseo, por exemplo, existem células chamadas osteoclastos, que são ricas em lisossomos. Sob certos estímulos, liberam as suas enzimas, que passam a digerir a matriz óssea, remodelando o osso. Esse mecanismo permite o crescimento do indivíduo e a consolidação das fraturas, ou ainda a liberação de parte do cálcio acumulado nos ossos, liberado então para a corrente sanguínea.

Metabolismo celular

É o conjunto de todas as reações químicas que ocorrem ao nível das células, e que são essenciais à vida. Cada organismo possui seu metabolismo distinto, ou seja, o metabolismo de cada organismo trabalha de forma única, sendo mais lento ou mais ágil dependendo do nível mínimo de energia que o organismo precisa para funcionar e desempenhar suas funções vitais. Existem vários tipos de metabolismo, porém existem alguns tipos que são mais importantes como o Metabolismo Basal que trabalha em função das principais atividades básicas do organismo, como a regulação da temperatura corporal, a regulação da pressão arterial e a regulação dos batimentos cardíacos, por exemplo. O metabolismo da atividade física é o responsável por gastar energia enquanto o organismo está realizando atividades físicas especificas para a queima de energia e inespecíficas como escovar os dentes e pentear os cabelos, por exemplo. O metabolismo Alimentar trabalha desde a ingestão do alimento no processo de mastigação até o processamento dos nutrientes pelo organismo.

A matéria-prima para as reações metabólicas são os nutrientes, provenientes da absorção intestinal. Que são utilizados, quer na elaboração de novos componentes orgânicos, quer como combustível para a produção de energia biológica.

A mitocôndria é uma organela de extrema importância no metabolismo celular. É abastecida pela célula que hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose, as quais processam e convertem em energia na forma de ATP, e fornece para a célula hospedeira. Sua função é a liberação de energia. A mitocôndria é responsável por muitos processos catabolicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a B-oxidação de ácidos graxos, o Ciclo de Krebs, e a cadeia respiratória.

Os principais tipos de metabolismo são:

1. Catabolismo: no catabolismo há degradação de compostos orgânicos complexos em compostos orgânicos mais simples, com libertação de ATP. São reações exoenergéticas. Ex: digestão, renovação célula.

2. Anabolismo: No anabolismo há formação de substancias mais complexas a partir de substancias mais simples. Há consumo de ATP, que se libertou pelo catabolismo e que não foi usado. São reações endoenergéticas. Ex: Crescimento, Síntese e proteínas.

As principais vias catabólicas que permitem obter ATP a partir da degradação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com